Índice:
- Benefícios do gargarejo de água salgada
- 1. Pode aliviar dores de garganta
- 2. Pode curar úlceras
- 3. Pode prevenir infecções do trato respiratório superior
- 4. Pode tratar tosse seca
- 5. Pode aliviar a dor de dente
- 6. Pode tratar placa dentária e prevenir gengivite
- 7. Pode limpar o muco e aliviar a congestão nasal
- 8. Pode manter os níveis naturais de pH
- 9. Pode eliminar o mau hálito
- 10. Pode aliviar a amigdalite
- 11. Pode tratar sangramento e gengivas inchadas
- 12. Pode proteger o esmalte
- 13. Pode ajudar na cicatrização de feridas gengivais
- 14. Pode combater a candidíase
- Como preparar água salgada para gargarejo
- Como fazer gargarejo com água salgada de forma eficaz
O gargarejo com água salgada é um remédio fácil e comprovado para doenças comuns, como dor de garganta. As propriedades antiinflamatórias e antibacterianas dessa solução são freqüentemente usadas para combater infecções do trato respiratório superior.
Diz-se que o gargarejo tem certos valores medicinais que ajudam a manter a saúde bucal. Também pode ajudar a curar aftas, tratar a tosse seca, aliviar a dor de dente e a congestão nasal e limpar o muco. Este remédio milenar ainda é recomendado por dentistas para aliviar a dor de garganta e inflamação.
Neste artigo, discutimos os benefícios para a saúde, dicas de preparação e os riscos potenciais do gargarejo com água salgada. Continue lendo para mais informações.
Benefícios do gargarejo de água salgada
Fazer gargarejos e enxaguar a boca com água salgada oferecem uma série de benefícios à saúde.
1. Pode aliviar dores de garganta
A dor de garganta pode ser resultado de infecções bacterianas ou virais ou reações alérgicas. Fazer gargarejos com água salgada pode ajudar a aliviar a condição (1).
O gargarejo com água salgada funciona segundo o mesmo princípio da osmose. Isso torna o ambiente em sua garganta inóspito para bactérias / vírus. A solução elimina os micróbios causadores de infecções.
O gargarejo com água salgada pode ajudar a prevenir várias infecções e manter a boca limpa (2).
2. Pode curar úlceras
As aftas são pequenas úlceras incômodas que ocorrem na boca. Eles podem ser sensíveis e bastante dolorosos. Morder acidentalmente o interior da bochecha, sensibilidade a certos alimentos ou flutuações hormonais durante a menstruação podem causar aftas.
O gargarejo com água salgada pode aliviar a dor associada. Também pode acelerar a cura e a recuperação em bebês e crianças (3).
3. Pode prevenir infecções do trato respiratório superior
O gargarejo com água salgada pode ajudar a reduzir infecções do trato respiratório superior, como gripe, resfriado comum e faringite estreptocócica.
De acordo com um estudo, gargarejar com água morna salgada três vezes ao dia é uma maneira fácil e econômica de diminuir o risco de desenvolver infecção do trato respiratório superior em 40% (4).
Um estudo realizado com 338 peregrinos Hajj descobriu que gargarejo com água salgada ajudou a reduzir a incidência de infecções do trato respiratório (5).
4. Pode tratar tosse seca
O gargarejo com água salgada funciona tão bem no tratamento de tosse seca quanto de catarro. O gargarejo com água salgada funciona como um antitussígeno (ajuda a estancar a tosse) (6).
5. Pode aliviar a dor de dente
A dor de dente ocorre devido ao acúmulo de pus no centro do dente como resultado de uma infecção bacteriana. Um gargarejo de água salgada pode aliviar a dor, enxaguando um pouco do fluido do dente.
Você pode enxaguar a boca com água salgada a cada poucas horas. O sal é um desinfetante natural que pode ajudar a amenizar o inchaço dos tecidos (7).
6. Pode tratar placa dentária e prevenir gengivite
Gargantas de água salgada podem tratar e prevenir a placa dentária e gengivite. A placa é uma película pegajosa de bactérias que se forma nos dentes e ao longo do revestimento gengival. Se não for tratada por muito tempo, pode endurecer em tártaro e, eventualmente, evoluir para gengivite.
A gengivite é caracterizada por gengivas inchadas e doloridas. Também pode causar doenças orais mais graves e perda de dentes. A melhor maneira de prevenir isso é gargarejar com água morna salgada algumas vezes por semana. Isso ajuda a remover o acúmulo de placa nos dentes (8).
7. Pode limpar o muco e aliviar a congestão nasal
Fazer gargarejos com água salgada morna pode ajudar a diluir o acúmulo de muco no trato respiratório e na cavidade nasal e expeli-lo (9). Isso reduz a inflamação e pode aliviar a dor de garganta.
A água salgada quente também elimina as bactérias e os vírus, que, de outra forma, podem causar congestionamento. Pesquisas limitadas estão disponíveis neste momento, e mais estudos são necessários para concluir. Evidências anedóticas mostram que gargarejos de água salgada podem aliviar a congestão nasal.
8. Pode manter os níveis naturais de pH
Há evidências limitadas disponíveis a esse respeito. Evidências anedóticas sugerem que a água salgada ajuda a neutralizar os ácidos da garganta produzidos pelas bactérias invasoras e ajuda a manter um equilíbrio de pH saudável.
Um equilíbrio normal do pH ajuda as bactérias naturais da garganta e da boca a se desenvolverem. Também evita que bactérias indesejadas se acumulem e causem infecções.
9. Pode eliminar o mau hálito
Um gargarejo de água salgada morna pode neutralizar os ácidos em sua boca. Ele restaura seu nível de pH natural e elimina as bactérias orais. Evidências anedóticas sugerem que gargarejos de água salgada podem ajudar a eliminar o mau hálito.
10. Pode aliviar a amigdalite
As amígdalas podem ficar inflamadas devido a uma infecção bacteriana ou viral e levar a sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir e uma cobertura branco-amarelada nas amígdalas (10). Fazer gargarejos com água salgada morna pode ajudar a aliviar a dor na garganta e aliviar alguns desses sintomas .
11. Pode tratar sangramento e gengivas inchadas
Gengivas inchadas e sangrando são os primeiros sinais de doenças gengivais bacterianas. Enxaguar a boca com água salgada pode ajudar a reduzir a inflamação e combater as bactérias (11). Além disso, pode ajudar a eliminar a bactéria de um abscesso na boca que está causando a infecção.
12. Pode proteger o esmalte
A água salgada contém minerais de flúor que podem parar ou até reverter a cárie dentária. O flúor da água salgada evita a perda de minerais do esmalte dentário e ajuda a fortalecê-lo.
Também neutraliza os ácidos da boca que atacam e enfraquecem o esmalte dos dentes (12). Portanto, um enxágue com água salgada deve ser incorporado à sua rotina odontológica.
13. Pode ajudar na cicatrização de feridas gengivais
Doenças bucais como gengivite fazem com que as gengivas enfraqueçam e se tornem mais suscetíveis a lesões. Com o tempo, os dentes também se soltam de seu lugar.
Um estudo conduzido na Tailândia descobriu que enxaguar a boca com água salgada pode promover a cicatrização rápida de qualquer ferida nos tecidos conjuntivos da gengiva. Também restaura a saúde da gengiva (13).
14. Pode combater a candidíase
A candidíase é uma infecção fúngica causada quando a levedura Candida começa a crescer na boca, garganta ou esôfago. Isso pode causar sintomas como manchas brancas na boca e na garganta, sensação de algodão na boca e dor ao engolir.
O sal tem propriedades antimicrobianas. Enxaguar e gargarejar com água salgada pode ajudar a combater a infecção por Candida (14).
Veja como você pode fazer gargarejo com água salgada em casa.
Como preparar água salgada para gargarejo
Preparar a água salgada em casa para gargarejar é muito fácil. Você só precisa seguir o procedimento abaixo:
- Adicione meia colher de chá de sal de cozinha ou sal marinho a um copo de água morna. Mexa até que o sal se dissolva completamente.
- Certifique-se de que a solução não esteja muito quente.
Na seção a seguir, veremos como você pode gargarejar com água salgada de maneira eficaz.
Como fazer gargarejo com água salgada de forma eficaz
- Coloque na boca a quantidade de solução que for confortável.
- Gargareje a água salgada perto da parte de trás da garganta.
- Enxágue a água ao redor da boca, dentes e gengivas.
- Cuspa a solução.
A solução de água salgada geralmente é segura para engolir. Mas se você tiver alguma infecção oral, é sempre melhor cuspir. Fazer gargarejos com água salgada duas vezes ao dia é