Índice:
- Quais são as propriedades medicinais do óleo essencial de sândalo?
- Quais são os benefícios do óleo essencial de sândalo?
- 1. Pode melhorar a tez
- 2. Pode tratar acne
- 3. Pode estimular o crescimento do cabelo
- 4. Pode promover o sono
- 5. Pode reduzir a ansiedade
- 6. Pode combater a inflamação
- 7. Pode tratar infecções do trato urinário
- 8. Pode atuar como um agente anti-séptico
- 9. Pode aumentar a memória
- 10. Pode controlar os níveis de pressão arterial
- 11. Pode reduzir o estresse
- 12. Pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa
- 13. Pode reduzir o odor corporal
- 14. Pode ajudar a aliviar problemas de estômago
- 15. Pode aumentar a imunidade
- Quais são os outros usos conhecidos do óleo essencial de sândalo?
- Quais são os efeitos colaterais do óleo essencial de sândalo?
- Qual é a dosagem recomendada de óleo de sândalo?
O óleo essencial de sândalo é um importante produto de exportação em diversos países e tem sido utilizado desde a antiguidade por sua fragrância e propriedades medicinais (1).
Diferentes tipos de sândalo são encontrados em diferentes países. O óleo de sândalo das Índias Orientais obtido de Santalum album, em particular, é amplamente usado para tratar várias doenças humanas (2).
Tanto a medicina ayurvédica quanto a tradicional chinesa têm usado óleo de sândalo para tratar uma variedade de doenças. O FDA dos EUA o listou como um ingrediente aromatizante natural, e a Australian Therapeutic Goods Administration o listou como um medicamento potente (1).
Esses fatos já nos dizem muito sobre o óleo essencial de sândalo. Neste post, iremos explicar especificamente por que você deve usar este óleo e como ele pode beneficiá-lo.
Quais são as propriedades medicinais do óleo essencial de sândalo?
O óleo essencial de sândalo é (2), (3):
- Anti-inflamatório
- Antimicrobiano
- Anti-hiperglicêmico
- Antioxidante
- Antineoplásico
- Antiviral
- Anti-bronzeamento
- Anti-envelhecimento
- Suavização da pele
- Contra acne
- Uma solução de calor espinhoso
- Quimiopreventivo
Quais são os benefícios do óleo essencial de sândalo?
1. Pode melhorar a tez
O alfa-santalol, outro constituinte importante do óleo de sândalo, inibe a tirosinase e a colinesterase (enzimas que catalisam a produção de pigmentos de melanina). Devido a essa atividade, o óleo é um ingrediente ativo em diversos produtos para a pele (4).
O óleo essencial de sândalo também é enriquecido com sesquiterpenóides (moléculas que entregam moléculas de oxigênio às células), que atuam como refrigerantes e relaxantes (4).
Alguns acreditam que o óleo de sândalo também pode ajudar a remover manchas escuras, embora não haja pesquisas que apóiem isso.
2. Pode tratar acne
O óleo essencial de sândalo tem propriedades antiinflamatórias, antimicrobianas e antiproliferativas. Portanto, pode ser um tratamento promissor para acne e outros problemas de pele como eczema, psoríase, verrugas, etc. (1).
Adolescentes e adultos com acne facial moderada que usaram óleo de sândalo observaram uma melhora em seus sintomas sem quaisquer efeitos colaterais (1).
Dados de vários estudos afirmam que o óleo de sândalo é bem tolerado e seguro. O óleo passou a ser fabricado de acordo com as Boas Práticas de Fabricação (1) em vigor.
3. Pode estimular o crescimento do cabelo
O óleo de sândalo reduziu o número de mastócitos em estudos com ratos. Essas células estão distribuídas ao redor dos folículos capilares e podem ser responsáveis pelo encurtamento do estágio de crescimento do cabelo (5). O óleo também pode promover o crescimento de pelos em camundongos (5).
Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram que um odorante de sândalo pode estimular um certo receptor (chamado OR2AT4) no corpo, o que pode prolongar o crescimento do cabelo (6). Mais estudos são necessários para entender o quão bem este odorante promove o crescimento do cabelo em humanos.
4. Pode promover o sono
Santalol, um componente ativo do óleo, ajuda a reduzir o tempo total de vigília e aumenta a fase total de movimento dos olhos não rápidos (NREM) do sono (7).
O Santalol é absorvido pelo sangue através da mucosa respiratória e, portanto, é eficaz na promoção do sono. O óleo essencial pode ajudar pessoas que têm dificuldade para adormecer (7).
5. Pode reduzir a ansiedade
A aromaterapia com óleo de sândalo é eficaz na redução da ansiedade. Em estudos, o óleo de sândalo (junto com outros óleos) pode reduzir a ansiedade em mulheres submetidas a biópsias mamárias e em pacientes em cuidados paliativos (8), (9).
Embora os resultados pareçam apoiar a ideia de que o óleo de sândalo pode reduzir a ansiedade, mais estudos em grande escala são necessários (9).
6. Pode combater a inflamação
O óleo de sândalo inibe as enzimas oxidativas e protege contra o estresse oxidativo. De acordo com a pesquisa, o óleo suprime a produção de várias quimiocinas e citocinas pró-inflamatórias (compostos produzidos durante a inflamação) (1).
7. Pode tratar infecções do trato urinário
O óleo de sândalo também possui propriedades antipiréticas, anti-sépticas e diuréticas e pode ser eficaz no tratamento de doenças do trato urinário (10).
Também se acredita que o óleo de sândalo pode ter uma ação desinfetante que trata infecções do trato urinário. No entanto, mais pesquisas são necessárias aqui.
8. Pode atuar como um agente anti-séptico
O óleo de sândalo tem propriedades anti-sépticas. Pode ser eficaz no tratamento de bronquite, cistite e disúria (10).
Por ser um potente antisséptico e adstringente, pode ser usado no tratamento de doenças inflamatórias da pele como a psoríase (11).
9. Pode aumentar a memória
O óleo essencial de sândalo pode ser usado para promover clareza mental e aumentar a memória (12).
Um estudo realizado com modelos de ratos demonstrou melhora significativa no aprendizado e na memória após o uso do óleo essencial. Isso foi especialmente verdadeiro durante o período de estirão de crescimento (13).
10. Pode controlar os níveis de pressão arterial
Em um estudo, diferentes tipos de óleos essenciais de sândalo podem reduzir significativamente a pressão arterial sistólica. O óleo, junto com outros óleos essenciais, pode auxiliar na recuperação do estresse (14).
Algumas pesquisas mostram que um tipo específico de pó de sândalo contém bloqueadores ganglionares levemente sedativos ou agentes hipotensores que podem ajudar a reduzir a pressão arterial (12).
11. Pode reduzir o estresse
A aromaterapia com óleos essenciais tem sido eficaz na redução do estresse.
Os pesquisadores que investigam os efeitos fisiológicos do óleo essencial de sândalo em seres humanos descobriram que o óleo pode aliviar as reações fisiológicas ao estresse. O óleo também foi encontrado para facilitar a recuperação após a exposição ao estresse (14).
12. Pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa
Os óleos essenciais têm propriedades específicas que aliviam e equilibram os sintomas da menopausa. O óleo de sândalo contém sesquiterpenóis que acalmam o sistema nervoso - e isso pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor (15).
Em estudos clínicos, o óleo também demonstrou oferecer propriedades relaxantes (15).
13. Pode reduzir o odor corporal
Há pouca pesquisa aqui. Alguns relatos sugerem que o aroma delicioso do pó de sândalo pode ajudar a livrar-se do odor corporal que pode advir da transpiração excessiva (3).
O óleo também pode aliviar o odor corporal desagradável, embora as pesquisas sejam limitadas. É muito valorizado por sua fragrância do cerne e é usado em perfumes por suas excelentes propriedades fixadoras (3).
Evidência insuficiente para
14. Pode ajudar a aliviar problemas de estômago
Acredita-se que o óleo essencial de sândalo tenha sido usado na medicina chinesa para tratar dores de estômago e vômitos. Pensa-se que as atividades antivirais e antibacterianas do óleo ajudam a combater o Helicobacter pylori (a principal causa de úlceras estomacais).
15. Pode aumentar a imunidade
Acredita-se que a aromaterapia com óleos essenciais como o de sândalo aumente sua imunidade, fazendo com que seu corpo se cure sozinho. Evidências anedóticas sugerem que o óleo promove a produção de glóbulos brancos, combate microorganismos e também melhora as respostas imunológicas do corpo. No entanto, mais pesquisas são necessárias neste aspecto.
Os benefícios são incríveis, não são? O óleo essencial de sândalo também tem outros usos interessantes. Verifique-os na seção a seguir.
Quais são os outros usos conhecidos do óleo essencial de sândalo?
- Em Massagem
O óleo de sândalo tem sido amplamente utilizado em aromaterapia e massagens ayurvédicas. Foi relatado que o óleo reduz a ansiedade em pacientes sob cuidados paliativos que foram tratados com massagens de aromaterapia (9). Massagear com óleo essencial de sândalo também deixa a pele muito macia (3).
- Em cosméticos
O uso cosmético do óleo essencial de sândalo foi descrito na literatura antiga. Tem sido usado para fazer sabonetes, perfumes e produtos de aromaterapia. Sua ampla gama de propriedades medicinais torna o óleo essencial de sândalo um dos melhores e mais confiáveis ingredientes em cosméticos e produtos de beleza (3).
- Em Ayurveda
O óleo de sândalo tem sido usado em massagens ayurvédicas e medicamentos para tratar várias doenças, como diarréia, hemorragia intrínseca, hemorragia, vômitos, envenenamento, soluços, urticária, infecções oculares e inflamação do umbigo (12).
- No banho
O óleo de sândalo manteve intactas a fragrância e as propriedades originais dos sabonetes. O óleo essencial proporciona efeitos suavizantes, hidratantes, antienvelhecimento e hidratantes. Também possui excelentes propriedades de limpeza, tonificação e adstringência, o que o torna um ingrediente de destaque em sabonetes e cremes (3).
- Ingestão
O óleo essencial de sândalo é usado há muito tempo em alimentos como agente aromatizante. Não tem efeitos adversos relatados e é considerado seguro (16).
- Em perfumes
O óleo essencial de sândalo tem uma fragrância doce, poderosa e duradoura (12). Devido às suas excelentes propriedades fixadoras, o óleo de sândalo tem sido usado para fazer perfumes de alta qualidade (3).
- Em aromaterapia
O óleo essencial de sândalo tem sido amplamente utilizado como agente de aromaterapia. Seu principal componente é o alfa-santalol, cujas propriedades antimicrobianas o tornam um ingrediente ideal em produtos de aromaterapia (3).
Os usos do óleo essencial são extensos. Mas recomendamos que você verifique a próxima seção também. O óleo pode apresentar alguns efeitos adversos em alguns indivíduos, embora não sejam graves.
Quais são os efeitos colaterais do óleo essencial de sândalo?
Alguns efeitos colaterais possíveis do óleo podem ser dermatite e coceira. Em estudos com animais, o óleo também foi considerado irritante para a pele (17).
Evidências anedóticas sugerem que o óleo também pode causar desconforto gastrointestinal, embora isso não tenha sido provado.
Certos óleos usados na aromaterapia, em geral, também podem causar convulsões, coma e depressão do SNC em animais (18). Se o óleo de sândalo teria os mesmos efeitos ainda não foi estudado.
Consulte o seu médico se você for suscetível a qualquer uma dessas condições.
Qual é a dosagem recomendada de óleo de sândalo?
Embora a dosagem ideal do óleo ainda não tenha sido comprovada, alguns acreditam que tomar 1 a 1,5 gramas de óleo todos os dias (por um período máximo de seis semanas) pode ajudar a tratar problemas urológicos.
Como ingrediente aromatizante, é