Índice:
- Como a massagem ajuda no crescimento do cabelo?
- Benefícios da massagem no couro cabeludo
- Diferentes tipos de técnicas de massagem
- Como massagear o couro cabeludo para estimular o crescimento do cabelo
- 1. Obtenha ajuda de um profissional
- 2. Usando um massageador mecânico padronizado
- 3. Usando técnicas de massagem adequadas
- 4. Massageie o couro cabeludo diariamente
- 5. Massageie o couro cabeludo com óleo
- 6. Massageando o couro cabeludo com óleo quente
- 7. Aromaterapia
- A técnica certa de massagem do couro cabeludo
- Benefícios adicionais para a saúde da massagem do couro cabeludo
- Conclusão
- 17 fontes
Todo mundo está procurando um soro ou óleo milagroso para o crescimento do cabelo. Mas a resposta ao crescimento do cabelo pode ser mais simples do que pensamos. A pesquisa mostra que massagear o couro cabeludo é uma maneira segura de estimular o crescimento do cabelo. De acordo com um estudo, massagear o couro cabeludo melhora a circulação sanguínea, o que, por sua vez, torna os cabelos fortes, longos e espessos (1). Neste artigo, vamos nos aprofundar em como massagear o couro cabeludo afeta o crescimento do cabelo e os vários tipos de massagens na cabeça que você pode considerar. Role para baixo para mais informações!
Como a massagem ajuda no crescimento do cabelo?
A pesquisa mostra que massagear o couro cabeludo regularmente aumenta a espessura do cabelo. Isso pode ser devido à melhora da circulação sanguínea ou estimulação direta das células da papila dérmica (1).
Uma das principais causas da queda de cabelo é o estresse. O estresse pode causar perda de cabelo severa e danos ao cabelo. A pressão aplicada às células dérmicas durante a massagem do couro cabeludo alivia o estresse, o que sugere que pode reduzir a queda de cabelo causada por ela.
Outro estudo mostrou que massagens no couro cabeludo podem melhorar a queda de cabelo devido à alopecia androgênica (2). Massagear o couro cabeludo pode ajudar a desobstruir os poros que estão cheios de sujeira ou acúmulo. Pesquisas mostram que massagear o couro cabeludo ajuda a induzir o relaxamento e contribui para o crescimento do cabelo (3).
Massagear o couro cabeludo com os ingredientes certos, como óleos ricos em nutrientes, pode prevenir danos ao cabelo e protegê-lo, permitindo que cresça. Um estudo conduzido pela Universidade de Hong Kong mostrou que massagear o couro cabeludo diariamente pode afinar a pele do couro cabeludo, aliviar o excesso de oleosidade preso e induzir o crescimento do cabelo (4).
Benefícios da massagem no couro cabeludo
Pesquisas mostram que massagear o couro cabeludo traz os seguintes benefícios (4).
- Melhora a qualidade da pele do couro cabeludo
- Melhora a circulação sanguínea para os folículos capilares
- Induz relaxamento
- Diminui o estresse
- Fortalece as raízes do cabelo
Existem quatro técnicas básicas que você pode escolher para massagear o couro cabeludo.
Diferentes tipos de técnicas de massagem
- Massagem Tapotement: Esta técnica incorpora movimentos suaves com as costas da mão, pontas dos dedos ou dispositivos de massagem para melhorar a circulação.
- Massagem Effleurage: Aplique pressão no couro cabeludo com a ponta dos dedos para estimular o fluxo sanguíneo.
- Massagem Petrissage: Esta técnica envolve amassar, rolar e beliscar com pressão usando a ponta dos dedos. Embora abranja mais área em menos tempo, os vários movimentos podem causar estresse. Ao usar essa técnica, concentre-se em seus movimentos e torne-os regulares em vez de repentinos.
- Massagem de vibração: use suas mãos ou máquina para criar vibrações no couro cabeludo para melhorar a circulação sanguínea e a atividade nervosa.
Agora vamos nos aprofundar na compreensão das diferentes maneiras de massagear o couro cabeludo para estimular o crescimento do cabelo.
Como massagear o couro cabeludo para estimular o crescimento do cabelo
1. Obtenha ajuda de um profissional
Os massoterapeutas profissionais em spas são submetidos a treinamento nas técnicas corretas de massagear o couro cabeludo. Eles sabem os pontos de pressão corretos e a quantidade de força a ser aplicada no couro cabeludo. Isso pode melhorar o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e aliviar quaisquer pontos de estresse no couro cabeludo. A opção por uma massagem profissional pode ajudar a reduzir a queda de cabelo e estimular o crescimento do cabelo. Receber uma massagem de um profissional acalma e alivia o estresse e a tensão.
2. Usando um massageador mecânico padronizado
Um estudo realizado com homens japoneses mostrou que o uso de um dispositivo mecânico de mensagens pode ajudar a aumentar a espessura do cabelo (1). A maioria das pesquisas feitas sobre massagem do couro cabeludo usa massageadores mecânicos do couro cabeludo. Eles aplicam pressão igual e consistente em todo o couro cabeludo para aliviar o estresse, poros entupidos e sujeira.
3. Usando técnicas de massagem adequadas
É imperativo usar as pontas dos dedos e não as unhas ao usar as mãos para massagear o couro cabeludo. As unhas podem arranhar o couro cabeludo e causar danos ao cabelo. Amassar o couro cabeludo abre os vasos sanguíneos, aquecendo-o. Isso, por sua vez, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. O aumento da circulação permite que os folículos capilares recebam mais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo (4). Esfregar o couro cabeludo induz relaxamento e diminui o estresse, o que pode causar queda de cabelo.
4. Massageie o couro cabeludo diariamente
A pesquisa mostra que a espessura e a densidade do cabelo podem ser melhoradas massageando o couro cabeludo diariamente (1), (2). Dois estudos mostraram que as massagens diárias no couro cabeludo melhoram o fluxo sanguíneo ou estimulação direta das células dérmicas e contribuem para a espessura do cabelo. Aqui estão algumas idéias:
- Massageie o couro cabeludo com limão, nim e feno-grego para reduzir a caspa (5), (6).
- Você também pode usar o ovo para massagear o couro cabeludo e adicionar proteína ao cabelo (7).
- Óleos como óleo de mamona e óleo de amêndoa aumentam o brilho do cabelo e tratam o couro cabeludo seco (8), (9).
- Massageie o couro cabeludo com óleo de argan para dar brilho ao cabelo (10).
- Use óleo de hortelã-pimenta para promover o crescimento do cabelo (11).
- Use aloe vera para acalmar o couro cabeludo e reduzir a caspa (12).
Você também pode massagear o couro cabeludo enquanto lava e condiciona o cabelo. Isso remove as impurezas do couro cabeludo e do cabelo e permite que os ingredientes do shampoo e do condicionador atuem no cabelo de maneira adequada.
5. Massageie o couro cabeludo com óleo
Massagear o couro cabeludo com óleo não apenas nutre o couro cabeludo e o cabelo, mas também aumenta a espessura e o comprimento do cabelo. Os óleos ajudam a condicionar o couro cabeludo e a reabastecer o cabelo. Um estudo mostrou que o óleo de coco pode penetrar no córtex do cabelo e nutri-lo de dentro (13). Também melhora a espessura e o comprimento do cabelo e protege o cabelo dos danos UV. Ele reduz a perda de proteína em cabelos danificados e não danificados. Massagear o couro cabeludo com esses óleos adiciona nutrientes ao cabelo e repara os danos e protege o cabelo.
6. Massageando o couro cabeludo com óleo quente
Um estudo mostrou que os óleos de oliva, coco e girassol, quando aquecidos, podem penetrar nos fios de cabelo e nutri-los por dentro (14). Esses óleos podem ajudar no crescimento do cabelo.
7. Aromaterapia
Massagear o couro cabeludo com óleos essenciais pode ajudar a reduzir a alopecia (15). No estudo, os óleos essenciais de lavanda, cedro, alecrim e tomilho foram misturados com óleos de jojoba e de semente de uva e massageados no couro cabeludo dos participantes ativos. O resultado foi redução da perda de cabelo e melhora do crescimento do cabelo. Isso mostra que a aromaterapia é uma boa técnica de massagem para o crescimento do cabelo.
A técnica certa de massagem do couro cabeludo
- Fique confortável e sente-se em uma posição relaxante. Sentar permite que você se concentre em massagear completamente o couro cabeludo, sem cansar o corpo.
- Mantenha seu corpo relaxado sem qualquer pressão em seu ombro e pescoço
- Coloque uma toalha em volta do pescoço para proteger as roupas do óleo.
- Aqueça o óleo ligeiramente antes de usá-lo. Isso abrirá os poros do couro cabeludo e permitirá que o óleo penetre nas raízes do cabelo.
- Se você estiver usando óleos essenciais, combine-os com um óleo veicular. Faça um teste de remendo para garantir que você não é alérgico aos óleos essenciais.
- Massageie o couro cabeludo com os dedos e não com as unhas.
- Aplique pressão leve a média no couro cabeludo em movimentos circulares.
- Mova seus dedos por todo o couro cabeludo em pequenos círculos
- Massageie o couro cabeludo por 5 a 10 minutos.
- Deixe o óleo ligado até lavar a cabeça.
Além de melhorar o cabelo, massagear o couro cabeludo também é benéfico para a saúde. Aqui estão algumas maneiras como as massagens no couro cabeludo podem melhorar sua saúde geral.
Benefícios adicionais para a saúde da massagem do couro cabeludo
- De acordo com um estudo publicado no American Journal of Public Health, a massagem terapêutica pode reduzir a incidência de cefaleias tensionais (16). Ao fazer uma massagem na cabeça para o crescimento do cabelo, você também obterá alívio para dores de cabeça e problemas nos seios da face.
- Estudo de 2016 mostrou que massagens no couro cabeludo podem reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica em mulheres, além de aliviar o estresse (17).
- Pode torná-lo energizado e ativo.
- Você já se perguntou por que fica com sono depois de uma boa massagem? As massagens aliviam o estresse e, portanto, fazem você se sentir sonolento.
Conclusão
Embora uma massagem no couro cabeludo não possa tratar a queda de cabelo, pode ajudar a promover o crescimento do cabelo. Use qualquer uma das técnicas acima para fazer uma massagem no couro cabeludo. No entanto, se a queda de cabelo piorar, consulte um médico para identificar a condição subjacente que está causando o problema.
17 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Koyama, Taro et al. "A massagem padronizada do couro cabeludo resulta no aumento da espessura do cabelo por meio da indução de forças de alongamento às células da papila dérmica no tecido subcutâneo." Eplasty vol. 16 e8. 25 de janeiro de 2016.
- English, Robert S Jr e James M Barazesh. “Autoavaliações de massagens padronizadas do couro cabeludo para alopecia androgênica: resultados da pesquisa.” Dermatology and therapy vol. 9,1 (2019): 167-178.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6380978/
- Hosking, Anna-Marie, Margit Juhasz e Natasha Atanaskova Mesinkovska. “Tratamentos complementares e alternativos para alopecia: uma revisão abrangente.” Afecções do apêndice cutâneo 5,2 (2019): 72-89.
www.karger.com/Article/FullText/492035
- Choy, H. "Detumescence Therapy of Human Scalp for Natural Hair Regrowth." J Clin Exp Dermatol Res 3.138 (2012): 2.
www.longdom.org/open-access/detumescence-therapy-of-human-scalp-for-natural-hair-regrowth-2155-9554.1000138.pdf
- Kumar, Saneesh. “Análise sobre os remédios naturais para curar o fungo Malassezia furfur causador de caspa / doenças de pele.” Adv Bio Tech 12.07 (2013): 01-05.
www.researchgate.net/publication/261071142_Analysis_on_the_Natural_Remedies_to_Cure_DandruffSkin_Disease-causing_Fungus_-_Malassezia_furfur
- Ghosh, Budhaditya, Indrani Chandra e Sabyasachi Chatterjee. “Feno-grego (Trigonella foenum-graecum L.) e sua necessidade.” Fire J. Engin. Technol 1.1 (2015): 66-67.
www.researchgate.net/publication/279038848_Fenugreek_Trigonella_foenum_gracum_L_and_its_necessity_A_Review_Paper
- Réhault-Godbert, Sophie et al. “O ovo de ouro: valor nutricional, bioatividades e benefícios emergentes para a saúde humana.” Nutrients vol. 11,3 684.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6470839/
- McMullen, R e J Jachowicz. “Propriedades ópticas do cabelo: efeito dos tratamentos no brilho conforme quantificado pela análise de imagem.” Journal of Cosmetic Science vol. 54,4 (2003): 335-51.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14528387/
- Ahmad, Zeeshan. “Os usos e propriedades do óleo de amêndoa.” Terapias complementares na prática clínica vol. 16,1 (2010): 10-2.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20129403/
- Monfalouti, Hanae El, et al. “Potencial terapêutico do óleo de argan: uma revisão.” Journal of Pharmacy and Pharmacology 62.12 (2010): 1669-1675.
onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.2042-7158.2010.01190.x
- Oh, Ji Young, Min Ah Park e Young Chul Kim. “O óleo de hortelã-pimenta promove o crescimento do cabelo sem sinais tóxicos.” Toxicological research 30.4 (2014): 297-304.
www.researchgate.net/publication/270966711_Peppermint_Oil_Promotes_Hair_Growth_without_Toxic_Signs
- Qadir, M. Imran. “Importância medicinal e cosmética da Aloe vera.” Int J Nat Ther 2 (2009): 21-26.
www.researchgate.net/publication/233818204_Medicinal_and_cosmetological_importance_of_Aloe_vera
- Rele, Aarti S e RB Mohile. “Efeito do óleo mineral, óleo de girassol e óleo de coco na prevenção de danos ao cabelo.” Journal of Cosmetic Science vol. 54,2 (2003): 175-92.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12715094/
- Keis, K et al. “Investigação da capacidade de penetração de vários óleos nas fibras de cabelo humano.” Journal of Cosmetic Science vol. 56,5 (2005): 283-95.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16258695/
- Hay, IC et al. “Ensaio randomizado de aromaterapia. Tratamento de sucesso para alopecia areata. ” Archives of dermatology vol. 134,11 (1998): 1349-52.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9828867/
- Quinn, Christopher et al. “Massagem terapêutica e frequência de dores de cabeça tensionais crônicas.” American Journal of Public Health vol. 92,10 (2002): 1657-61.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1447303/
- Kim, In-Hong et al. “O efeito de uma massagem no couro cabeludo no hormônio do estresse, pressão arterial e frequência cardíaca de mulheres saudáveis.” Journal of Physical Therapy Science vol. 28,10 (2016): 2703-2707.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5088109/