Índice:
- Quais são os benefícios para a saúde do Senna?
- 1. Pode ajudar a aliviar a constipação
- 2. Pode tratar a síndrome do intestino irritável (IBS)
- Quais são os efeitos colaterais do Senna?
- Riscos
- Quais são as interações medicamentosas de Senna?
- Dosagem
Senna é uma erva com propriedades potentes. É uma planta cujas folhas e frutos são usados para fazer remédios. Sua função principal é como laxante, e algumas pesquisas mostram que, quando usado na dosagem certa, pode auxiliar no tratamento da constipação (1).
A pesquisa está em andamento para compreender os principais benefícios do senna. Embora a medicina tradicional tenha usado o sena para promover a saúde gastrointestinal, não parece haver evidências concretas sobre o mesmo. Neste post, discutiremos o senna e seus possíveis benefícios.
Quais são os benefícios para a saúde do Senna?
1. Pode ajudar a aliviar a constipação
Senna é usado como laxante estimulante na medicina tradicional. Ele pode ser encontrado em vários remédios de ervas como Black draft, Diasenna, Daffy's Elixir e chás de ervas. Acredita-se que seus ingredientes ativos, isto é, glicosídeos de antraquinona, sejam os responsáveis por essa propriedade (2).
No entanto, a casca fresca da planta senna pode causar náuseas, vômitos e dor abdominal. Embora o senna tenha sido amplamente utilizado no tratamento da constipação, não há pesquisas que apóiem seu uso no tratamento da constipação crônica (2).
Senna também é recomendado para ser usado apenas ocasionalmente. A segurança a longo prazo de seu uso não está clara (2).
Outro relatório sugere que o senna pode ser perigoso. Suas folhas estimulam os nervos nas paredes do intestino grosso. Isso pode causar contrações intestinais e distúrbios eletrolíticos. Pode-se também desenvolver tolerância, o que significa que doses mais altas são necessárias para alcançar efeitos semelhantes (3).
O uso de senna não é bem apoiado por ensaios clínicos. Além disso, você pode ficar dependente de senna se tomá-lo por um longo período. Portanto, consulte seu médico antes de usar senna para tratar a constipação.
2. Pode tratar a síndrome do intestino irritável (IBS)
A síndrome ou doença do intestino irritável (IBS ou IBD) é caracterizada por dor de estômago crônica. É acompanhada por hábitos intestinais anormais (diarreia, constipação ou ambos). A dor geralmente começa depois de comer e diminui após uma evacuação. Os sintomas da SII são inchaço, passagem de muco e sensação de esvaziamento incompleto (4).
Devido à sua propriedade laxante, o senna pode ajudar a controlar os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII) (5). Como o senna consegue isso ainda não foi estudado, mas alguns especialistas especulam que, como a erva induz contrações do cólon, pode forçar as fezes a se moverem.
No entanto, o senna é um laxante estimulante e pode prejudicar seu intestino se for tomado por períodos mais longos (6). Portanto, consulte seu médico antes de tomar senna.
Os possíveis benefícios do senna ainda não foram amplamente estudados pela comunidade médica. A maioria das preocupações do senna tem a ver com sua dosagem e uso a longo prazo. Na seção a seguir, veremos os efeitos colaterais que o uso excessivo de senna pode causar.
Quais são os efeitos colaterais do Senna?
O uso crônico de folhas de senna pode levar a condições agudas, incluindo cólicas abdominais e distúrbios eletrolíticos. No entanto, o uso a longo prazo de laxantes estimulantes como sena pode levar a (7), (8):
- Cólicas
- Náusea
- Diarréia
- Perda de peso repentina
- Tontura
- Lesão / dano hepático
- Hipocalemia (deficiência de potássio)
- Pigmentação da mucosa do cólon e urina
A perda de potássio ou sua deficiência têm um grande efeito cascata. Pode causar fraqueza muscular e arritmia (alterações perigosas no ritmo cardíaco).
Riscos
Mulheres grávidas, amamentando e menstruadas não devem usar senna, pois não há informações sobre sua segurança. Evite dar senna a crianças menores de 12 anos.
Pessoas com bloqueio intestinal, DII, úlceras intestinais, dor de estômago não diagnosticada ou apendicite também devem evitar a senna (7).
Senna também pode interagir com certos medicamentos. Se você estiver tomando medicamentos, é importante ter cuidado.
Quais são as interações medicamentosas de Senna?
Senna pertence à espécie cássia, e a maioria das ervas dessa espécie podem interagir com certas classes de drogas. Não use anticoagulantes, corticosteroides e medicamentos para o coração quando estiver tomando sena. Essas drogas (como varfarina e digoxina) podem aumentar a perda de potássio (9).
Drogas analgésicas, antipiréticas, antiinflamatórias e esteroidais (paracetamol, cetoprofeno, estradiol, etc.) também podem interagir com as folhas de senna. Eles aumentam ou diminuem a absorção dessas drogas (9).
Quando, como e quanto de senna você deve tomar para evitar esses efeitos colaterais?
Dosagem
A dose típica de senna é de cerca de 15-30 mg duas vezes ao dia. Isto é