Índice:
- Índice
- O que são óleos essenciais?
- Como eles funcionam?
- Dez principais óleos essenciais para combater a ansiedade
- 1. Óleo essencial de laranja doce
- 2. Óleo de Bergamota
- 3. Óleo de Lavanda
- 4. Óleo de olíbano
- 5. Óleo de Clary Sage
- 6. Óleo Essencial de Rosa
- 7. Óleo de Ylang-Ylang
- 8. Óleo de camomila
- 9. Óleo Essencial de Vetiver
- 10. Óleo Essencial de Gerânio
- Como você usa óleos essenciais?
- Inalação
- Aplicação Tópica
- Em resumo…
- Referências
Pouco antes de uma reunião com o chefe, você sente um nó na barriga e luta contra a vontade de fazer xixi. Estar no palco com um microfone na mão reduz você a uma poça de suor. Você tem esses episódios com frequência? Se sim, é hora de você levar a ansiedade a sério.
Medo de enfrentar o público, ataques de pânico, palmas das mãos suadas, boca seca, vontade de fazer xixi, pernas trêmulas, fala atrapalhada, preocupação, tontura e, às vezes, perda da consciência podem acontecer por causa da ansiedade. Oh! O casamento, os relacionamentos e os cônjuges também podem causar ansiedade!
Embora a descartemos casualmente, a ansiedade não é mais um fenômeno incomum. Cerca de 18,1% da população mundial lida com ansiedade todos os dias! E como tratamos isso? Apenas tomando alguns antidepressivos, drogas ansiolíticas (como os benzodiazepínicos) ou pílulas para dormir?
Você já pensou em óleos essenciais como uma solução? Se não o fez, fico feliz que você esteja aqui lendo isso. No futuro, você saberá como os óleos essenciais são potentes no tratamento da ansiedade. Bem-vindo a um novo universo!
Índice
- O que são óleos essenciais?
- Como eles funcionam?
- Dez principais óleos essenciais para combater a ansiedade
- Como você usa óleos essenciais?
O que são óleos essenciais?
Os óleos essenciais são extratos concentrados que consistem em moléculas voláteis obtidas de várias partes de ervas medicinais. Essas essências contêm ingredientes bioativos com propriedades curativas.
Esses óleos podem ser difundidos para inalar sua fragrância ou aplicados (com orientação médica) na área afetada para obter alívio e um efeito calmante. Além disso, pesquisas modernas sugerem que a ingestão de pequenas quantidades de óleos essenciais (como lavanda) em uma cápsula pode ser benéfica.
Você deve estar se perguntando como simplesmente cheirar alguns óleos essenciais agradáveis poderia ajudá-lo a se sentir menos ansioso. Continue lendo para descobrir!
Voltar para TOC
Como eles funcionam?
Os óleos essenciais estimulam seus sentidos quando são absorvidos pelo corpo ou quando você os inala.
Quando você inala fragrâncias na atmosfera pelo nariz, os receptores olfativos são ativados.
Esses receptores interagem com proteínas específicas que abrem ou fecham os canais iônicos dos lobos cerebrais, enquanto o córtex olfatório reconhece os odores e os associa às memórias.
Dependendo do tipo de odor - agradável ou desagradável - diferentes centros em seu cérebro são ativados pelos sinais enviados pelos neurônios sensoriais olfativos. Portanto, você pode se sentir alerta ou entorpecido ao inalar certas fragrâncias.
Por exemplo, o óleo de lavanda aumenta a sonolência, enquanto o alecrim aumenta o estado de alerta. A fragrância de chocolate reduz o nível de atenção, enquanto o óleo de jasmim aumenta a sensação de bem-estar, frescor e romance (1).
É assim que funcionam os óleos essenciais na aromaterapia. Como nós, humanos, somos lindamente conectados, você não acha?
Aproveitando o efeito estimulante que as fragrâncias têm sobre o cérebro e as funções corporais, podemos controlar a ansiedade e os sintomas relacionados de maneira eficaz.
Você pode usar algum óleo essencial para isso?
É por isso que você está aqui. Role para baixo para encontrar uma lista dos óleos essenciais mais eficazes para reduzir essas crises de ansiedade.
Voltar para TOC
Dez principais óleos essenciais para combater a ansiedade
1. Óleo essencial de laranja doce
Shutterstock
O óleo de laranja doce ( Citrus sinensis ) é um dos óleos essenciais mais conhecidos. Esta fragrância tem sido usada em vários cosméticos para uma sensação agradável e fresca.
O óleo tem moléculas bioativas como o limoneno que se difundem no sangue rapidamente através dos pulmões. Essas moléculas ativam seu cérebro (sistema límbico) e regulam os níveis de cortisol, diminuindo a ansiedade (2).
A pesquisa apóia a aplicação do óleo de laranja doce como um agente ansiolítico para combater o estresse e a hipertensão. O óleo de laranja doce pode ser usado (inalado, aplicado topicamente ou massageado) para reduzir a ansiedade que surge em situações como trabalho de parto, cirurgias, procedimentos odontológicos e depressão (3).
2. Óleo de Bergamota
Shutterstock
O óleo essencial de bergamota é extraído das cascas de bergâmia cítricas e aumenta o humor instantaneamente. Este óleo contém limoneno, mirceno, pineno, linalol e citral em sua fração volátil e pigmentos, ceras, cumarinas e bergamotina em sua fração não volátil (4).
Esses compostos ativos do óleo de bergamota afetam o sistema nervoso central. O óleo também tem propriedades analgésicas, antiinflamatórias, antimicrobianas e antiproliferativas, mas é instável no calor.
Embora seja seguro para inalar, a fotossensibilidade e fototoxicidade do óleo de bergamota o tornam inadequado para aplicação tópica.
3. Óleo de Lavanda
Shutterstock
O óleo essencial de lavanda ( Lavandula angustifolia ) tem efeitos antibacterianos, antifúngicos, ansiolíticos, antidepressivos, analgésicos, carminativos (relaxante do músculo liso) e vulnerários. Uau!
A medicina tradicional e popular usa óleo de lavanda para reduzir a ansiedade e a depressão. Isso foi confirmado recentemente por dados clínicos.
O óleo essencial de lavanda possui extratos lipofílicos concentrados de constituintes terpenóides, como linalol e acetato de linalila, que podem penetrar nas membranas celulares e atuar em centros de atividade específicos.
O que é melhor é que o óleo de lavanda quase não tem efeitos colaterais e pode ser usado para aplicação tópica, inalação e ingestão (5).
4. Óleo de olíbano
Shutterstock
O óleo de olíbano é extraído da resina das árvores das espécies Boswellia e possui grande valor terapêutico devido à sua constituição bioquímica. A medicina tradicional no Oriente afirma que esse óleo é antiinflamatório, anti-séptico, ansiolítico, tranquilizante e antidepressivo.
O óleo de olíbano possui componentes bioativos, como pineno, tujeno, canfeno, cimeno, limoneno, acetato de octilo e vários mono- e diterpenóides (6).
Usar óleo de olíbano na aromaterapia aumenta o sono, reduz a ansiedade, estabiliza a hipertensão e dá uma sensação suave e quente à pele, juntamente com fortes vibrações positivas devido ao seu odor agradável.
Think Tank!
O óleo de olíbano estimula o sistema límbico do cérebro - especialmente a amígdala e o hipocampo - que estão relacionados ao comportamento emocional e à memória. Talvez seja por isso que é usado em rituais e funções religiosas como incenso.
5. Óleo de Clary Sage
Shutterstock
O óleo essencial de Clary Sage é derivado da Salvia sclarea e é conhecido por limpar as nuvens negras do seu humor.
O óleo de sálvia tem linalol e acetato de linalila que têm um efeito edificante, antidepressivo, indutor do sono e calmante no corpo. Também é usado como afrodisíaco pelas mesmas razões.
6. Óleo Essencial de Rosa
Shutterstock
O óleo de rosa é obtido das pétalas de diferentes espécies de Rosa, especialmente Rosa centifolia L. e Rosa damascena Mill. Os componentes mais abundantes do óleo de rosa são álcoois terpênicos como citronelol, geraniol e nerol.
Devido à composição fitoquímica do óleo de rosa, ele pode reduzir a ansiedade e a depressão e muitas outras condições. É misturado com uma variedade de óleos essenciais para criar um efeito relaxante no corpo e na mente.
O óleo de rosa pode reduzir as palpitações, a pressão arterial e a frequência respiratória, acalmando você. Além de inalá-lo, também pode ser usado em óleos de massagem para aplicação tópica (7), (8).
7. Óleo de Ylang-Ylang
Shutterstock
Cananga odorata é uma planta que tem flores de cheiro doce, de onde você tira o óleo essencial.
A pesquisa mostra que inalar ou massagear com óleo de ylang-ylang reduz significativamente os sinais de ansiedade, como aumento da frequência cardíaca, suor e temperatura corporal.
Reduz o cortisol sérico e os níveis de pressão arterial em indivíduos estressados após a inalação. Porém, há casos em que a aplicação tópica resulta em irritação (9), (10).
8. Óleo de camomila
Shutterstock
A bela flor de camomila e várias partes de sua planta ( Matricaria chamomilla e Chamaemelum nobile ) são usadas para fazer este óleo essencial.
O óleo essencial de camomila contém terpenóides, particularmente sesquiterpenos (alfa-bisabolol, chamazuleno e óxidos de bisabolol) e ésteres (isobutil angelato, 2-metilbutil angelato e isoamil angelato), dependendo se é romano ( Chamaemelum nobile ) ou alemão ( Matricaria chamomilla ) variedade (11).
Todos esses componentes juntos funcionam em seu corpo quando você inala ou massageia sua pele.
9. Óleo Essencial de Vetiver
Shutterstock
Vetiveria zizanioides é uma grama perene que cresce em muitos países tropicais, cujas raízes são processadas para extrair o óleo essencial.
Possui ingredientes antioxidantes potentes que lidam com o estresse oxidativo. A inalação do óleo de vetiver pode estimular os centros ativos do cérebro, como a amígdala, aumentando assim o estado de alerta e reduzindo a ansiedade e a depressão.
O óleo de Vetiver também demonstrou ter efeitos sedativos e hipnóticos no cérebro - semelhantes ao óleo de camomila. Seus componentes voláteis proporcionam alívio rápido da ansiedade e de sintomas como amnésia temporária, apagões devido ao medo e insônia (12).
10. Óleo Essencial de Gerânio
Shutterstock
Além de seu aroma agradável, o óleo essencial de gerânio tem propriedades antiinflamatórias, antidepressivas, sedativas, ansiolíticas e relaxantes musculares.
O óleo de gerânio, derivado da planta Pelargonium graveolens , também facilita a circulação sanguínea e facilita a respiração.
Este óleo essencial é uma das essências de ervas mais eficazes para reduzir a ansiedade relacionada à menstruação. A inalação de óleo de gerânio durante o trabalho de parto e pós-parto faz maravilhas na redução da ansiedade e da hipertensão (13).
Vale ressaltar que a aplicação tópica de óleo de gerânio pode causar irritação na pele e reações cruzadas. Portanto, o modo de uso preferível é por inalação - misture com óleo transportador e adicione aos difusores de óleo.
Já que você trabalhou seu caminho até aqui e agora conhece o aspecto de 'o quê' dos óleos essenciais, deixe-me falar sobre 'como' eles precisam ser usados.
Voltar para TOC
Como você usa óleos essenciais?
Mais comumente, os óleos essenciais são usados de duas maneiras:
Inalação
- Você pode adicionar óleos essenciais aos difusores de óleo para que sua fragrância e ingredientes ativos se espalhem no ambiente ao seu redor.
- Tente usá-los no lugar de desodorizadores de ambiente, brumas de travesseiro, desodorizantes de banheiro e incensos.
Aplicação Tópica
- A etapa crítica aqui é misturar os óleos essenciais em óleos carreadores porque os primeiros são extratos altamente concentrados.
- Óleos de amêndoas, jojoba, oliva, coco, mamona, gergelim, canola (colza), toranja, argão e abacate podem ser usados para diluir esses óleos essenciais.
- Alguns óleos podem irritar a pele, apesar de serem diluídos. Leia e siga as instruções cuidadosamente ou consulte o seu médico antes de aplicá-las.
Em resumo…
Os óleos essenciais são uma bênção para a humanidade e constituem uma parte significativa da medicina complementar e alternativa.
Fique longe dos efeitos colaterais indesejáveis e complicações dos medicamentos ansiolíticos sintéticos. Eles não são naturais, específicos e consistentes.
Usar óleos essenciais para controlar a ansiedade também o ajudará a melhorar a cognição, o aprendizado, a memória, a imunidade e vários aspectos de sua saúde física e mental. Eles também são um grande consolo para sua mente e alma.
Se este artigo o inspirou a mergulhar, curta e compartilhe seus comentários, sugestões, experiências e comentários na caixa abaixo.
Estamos esperando para saber sua escolha favorita entre os 10 primeiros!
Voltar para TOC
Referências
1. “Influence of Fragrances on Human…” Scientia Pharmaceutica, US National Library of Medicine
2. “Efeito da aromaterapia com laranja essencial…” Advanced Biomedical Research, US National Library of Medicine
3. “O efeito da aromaterapia por óleo essencial de laranja … ”Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, US National Library of Medicine
4.“ Citrus bergamia essencial oil: from… ”Frontiers in Pharmacology, US National Library of Medicine
5.“ Essential oil of lavender… ”The Mental Health Clinician, US National Library of Medicine
6. “Propriedades terapêuticas do olíbano” Instituto de Saúde Animal e Bromatologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
7. “Eficácia terapêutica do óleo de rosa…” Avicenna Journal of Phytomedicine, US National Library of Medicine
8. “Efeito relaxante do óleo de rosa…” Comunicações de Produto Natural, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
9. “Aromaterapia com ylang ylang para…” Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
10. “Efeito relaxante do óleo de ylang ylang…” Pesquisa de fitoterapia, EUA National Biblioteca de Medicina
11. “Camomila: Um medicamento fitoterápico do passado…” Relatórios de Medicina Molecular, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA
12. “Modificação do sono-vigília e eletroencefalograma…” Journal of Intercultural Ethnopharmacology
13. “Efeito da inalação de Aroma de … ”Journal of Caring Science, US National Library of Medicine