Índice:
- Índice
- O que é Hummus?
- Quais são os benefícios do Hummus?
- 1. Combate a inflamação
- 2. Ajuda a manter o peso corporal
- 3. Aids Digestão
- 4. Hummus protege o coração
- 5. Pode regular o açúcar no sangue
- 6. Pode melhorar a saúde óssea
- 7. Pode aumentar os níveis de energia
- Como preparar homus em casa
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Hummus é bastante popular no Oriente Médio. É também um dos alimentos do Oriente Médio mais consumidos nos Estados Unidos. E isso ocorre porque o prato é embalado com ingredientes poderosos que oferecem benefícios incríveis. Nesta postagem, discutiremos os benefícios do homus - benefícios que você deve conhecer. Rolar para baixo!
Índice
- O que é Hummus?
- Quais são os benefícios do Hummus?
- Como preparar homus em casa
O que é Hummus?
Hummus é um molho popular do Oriente Médio, feito com a mistura de grão de bico, tahini (sementes de gergelim moídas), suco de limão, azeite de oliva e alho.
O homus também é conhecido como o alimento antigo, visto que importantes figuras históricas o consumiram. De acordo com algumas escrituras, o homus foi consumido pela primeira vez no Egito do século 13. O que é fascinante é que ainda hoje é consumido - tudo por causa dos benefícios que oferece.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do Hummus?
1. Combate a inflamação
O azeite de húmus tem um papel importante a desempenhar aqui. Estudos mostraram que uma dieta mediterrânea tradicional feita principalmente de azeite de oliva foi útil no tratamento de doenças inflamatórias crônicas (1). O azeite virgem contém vários compostos fenólicos que exibem propriedades antiinflamatórias.
O azeite de oliva do homus também contém outro antioxidante chamado oleocanthal, que tem propriedades antiinflamatórias. Descobriu-se que esse antioxidante tem efeitos antiinflamatórios semelhantes ao ibuprofeno, uma droga sintética popular usada para combater a inflamação. As doenças inflamatórias que o oleocanthal tratou incluem doenças degenerativas articulares, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de câncer específicos (2).
2. Ajuda a manter o peso corporal
Shutterstock
A fibra do homus faz o truque. O grão de bico é o ingrediente principal do homus e está repleto de fibras. Os consumidores de grão de bico e homus demonstraram ter maior ingestão de nutrientes de fibra alimentar. Pesquisas emergentes também sugerem que o grão-de-bico e o homus podem desempenhar um papel benéfico no controle do peso (3).
3. Aids Digestão
Em um estudo canadense, adicionar grão de bico à dieta por três semanas promoveu o crescimento de bactérias benéficas (bifidobactérias). O estudo conclui que o grão de bico tem potencial para modular a composição microbiana intestinal, promovendo a saúde intestinal em humanos (4).
4. Hummus protege o coração
O homus pode beneficiar o coração, graças aos seus ingredientes incríveis. Em um estudo, a suplementação dietética com grão de bico por cinco semanas ajudou a reduzir os níveis séricos de colesterol total e colesterol LDL (5).
O azeite de oliva é outro ingrediente importante do homus. O azeite de oliva é conhecido por seus benefícios cardioprotetores. Estudos sugerem como uma dieta mediterrânea, predominantemente rica em azeite, pode proteger o coração. O azeite de oliva regula a pressão arterial e melhora o metabolismo da glicose, melhorando assim a saúde do coração (6).
5. Pode regular o açúcar no sangue
Isso tem a ver com o índice glicêmico do homus. Por ser feito principalmente de grão de bico, possui baixo índice glicêmico. Em um estudo, o homus causou picos quatro vezes menores nos níveis de glicose no sangue pós-prandial em comparação com o pão branco (7).
6. Pode melhorar a saúde óssea
O tahine em homus, que é feito de sementes de gergelim, contribui para a saúde óssea. É rico em cálcio - apenas três colheres de sopa contêm 150 mg de cálcio (8).
7. Pode aumentar os níveis de energia
A combinação de grão de bico, pasta de gergelim, azeite e limão torna o homus o alimento ideal para aumentar os níveis de energia (9).
Os carboidratos complexos do grão-de-bico oferecem uma dose constante de energia. As sementes de gergelim e o azeite contêm gorduras saudáveis. Essas gorduras evitam picos de açúcar no sangue e a consequente queda nos níveis de energia (10).
Essas são as maneiras pelas quais o homus pode beneficiá-lo. O prato não é apenas super-saudável, mas também incrivelmente delicioso! Mas então, como você prepara em casa?
Voltar para TOC
Como preparar homus em casa
- 2 xícaras de grão de bico bem cozido ou enlatado, escorrido (líquido reservado)
- ¼ xícara de azeite de oliva extra virgem e óleo extra para chuviscar
- ½ xícara de tahini (pasta de gergelim)
- 2 dentes de alho descascados
- 1 colher de sopa de cominho ou páprica moída
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- Folhas de salsa picadas na hora, para enfeitar
- Exceto a salsa, coloque todo o resto no processador de alimentos e pique.
- Adicione o líquido do grão de bico e faça um purê homogêneo.
- Prove e ajuste o tempero de acordo.
- Regue com azeite e salsa.
Voltar para TOC
Conclusão
Os ingredientes do homus nos mostram por que vale a pena incluí-lo em nossa dieta. O prato também é fácil de preparar!
Você acha que deixamos de incluir algum outro benefício do homus? Você já comeu homus antes? Como você gostou disto? Deixe-nos saber deixando um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto tempo dura o homus?
Depois de aberto, o homus embalado dura de 4 a 6 dias, e o homus caseiro dura de 3 a 5 dias (na geladeira, poste o melhor por data). Se não for aberto, o homus embalado dura de 3 a 10 dias, e o homus caseiro dura de 3 a 5 dias, na geladeira.
Você pode congelar homus?
Sim, por no máximo quatro meses. Mas quanto menos tempo no freezer, melhor - já que o congelamento prolongado pode ter efeitos negativos no sabor e na textura.
Você pode comer homus todos os dias?
Uma xícara de homus tem cerca de 408 calorias. Comê-lo diariamente pode ser benéfico, mas tome cuidado com o tamanho da porção.
Você pode comer hummus e pita todos os dias?
O pão árabe acrescenta cerca de 270 calorias extras. Você pode não querer ter a combinação regularmente. Uma vez por semana deve ser suficiente.
Hummus é ceto?
Não não é. É feito de grão de bico, que é leguminosa.
Referências
- “Mecanismos moleculares de inflamação…” Current Pharmaceutical Design, US National Library of Medicine.
- “Oleocanthal, um fenólico derivado de virgem…” International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine.
- “O valor nutricional e os benefícios para a saúde de…” Nutrients, US National Library of Medicine.
- “Dietas suplementadas com grão de bico ou seu principal…” Beneficial Microbes, US National Library of Medicine.
- “Suplementação dietética com grão de bico para…” Annals of Nutrition & Metabolism, US National Library of Medicine.
- “Conferência internacional sobre saúde…” European Journal of Clinical Investigation, US National Library of Medicine.
- “Resposta de glicose e insulina pós-prandial…” Nutrition Journal, US National Library of Medicine.
- “Ossos saudáveis - atividade e nutrição” Pediatria e Saúde Infantil, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “O valor nutricional e os benefícios para a saúde de…” Nutrients, US National Library of Medicine.
- “Papel funcional dos ácidos graxos e seus…” Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, US National Library of Medicine.