Índice:
- Sintomas de caspa e couro cabeludo seco
- Caspa
- Couro cabeludo-seco
- Causas de caspa e couro cabeludo seco
- Caspa
- Couro cabeludo-seco
- Tratamentos para caspa e couro cabeludo seco
- Caspa
- Couro cabeludo-seco
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Qual é a diferença entre caspa e couro cabeludo seco?
Quando você nota flocos brancos no couro cabeludo, pensa que é caspa, mas pode ser apenas couro cabeludo seco. A confusão não tem fim, e é hora de você saber qual é o quê. Eliminar essa confusão também nos ajuda a determinar a cura certa. Este é o tema deste artigo - vá em frente e leia.
Sintomas de caspa e couro cabeludo seco
Embora ambas as condições apresentem um couro cabeludo irritado e com coceira e flocos que caem, elas diferem em muitas outras maneiras. Leia mais para descobrir.
Caspa
Shutterstock
Quando você tem caspa, os flocos são oleosos, grandes e amarelos que se desprendem em rápidas sucessões. O couro cabeludo é oleoso, vermelho e escamoso.
Você notará flocos secos no couro cabeludo, perto da linha do cabelo, nas costas, nas sobrancelhas e até mesmo no nariz e no peito.
Couro cabeludo-seco
Shutterstock
Quando você tem um couro cabeludo seco, os flocos são pequenos e não caem com tanta freqüência como no caso da caspa. Você notará dor e crostas no couro cabeludo e até mesmo perda de cabelo.
Além disso, quando você tem o couro cabeludo seco, vai notar que as outras partes do corpo, como braços e pernas, também ficam secos.
Agora, vamos descobrir por que ambas as condições ocorrem.
Causas de caspa e couro cabeludo seco
Caspa
Shutterstock
- Quando você tem muito óleo no couro cabeludo, isso leva à caspa. Uma condição chamada dermatite seborréica (que afeta as áreas ricas em glândulas sebáceas) causa caspa.
- Quando você não limpa o cabelo bem, a oleosidade e as células da pele se acumulam no couro cabeludo e caem como flocos de caspa.
- Uma condição chamada malassezia às vezes leva a um aumento no número de células da pele no couro cabeludo, que morrem e se desprendem como flocos brancos, causando caspa.
- Às vezes, certos produtos para o cabelo irritam o couro cabeludo e causam caspa.
Couro cabeludo-seco
Shutterstock
- Um couro cabeludo seco ocorre devido à menor umidade. A exposição ao ar frio e seco e um ambiente fechado com ar condicionado levam a um couro cabeludo seco.
- Água dura e shampoos com produtos químicos podem ser outro motivo. Uma condição chamada dermatite de contato causa ressecamento no couro cabeludo, que ocorre como reação a produtos específicos para o cuidado do cabelo.
- Às vezes, com a idade, você tende a ficar com o couro cabeludo seco. A desidratação e as escolhas individuais de estilo de vida, como hábitos alimentares inadequados e má manutenção do cabelo, também causam ressecamento do couro cabeludo.
- A ansiedade e o estresse são as principais causas do couro cabeludo seco, pois podem desencadear alterações hormonais no corpo que levam a um desequilíbrio do pH. Isso também pode fazer com que o couro cabeludo fique seco.
Como agora sabemos a diferença entre caspa e couro cabeludo seco, vamos aprender como curá-los.
Tratamentos para caspa e couro cabeludo seco
Temos alguns remédios naturais em nosso gatinho para ajudá-lo a tratar as duas condições problemáticas do cabelo:
Caspa
- O óleo da árvore do chá é uma forma eficiente de tratar a caspa, pois é um poderoso anti-séptico. Ele mata os micróbios que causam a caspa. Adicione algumas gotas de óleo da árvore do chá ao shampoo e lave o cabelo.
- Esfregue bicarbonato de sódio em seu couro cabeludo e enxágue com água (sem lavar). O bicarbonato de sódio esfolia o couro cabeludo e elimina o excesso de sebo e óleo por ele produzidos. Ele também tem propriedades antibacterianas que combatem infecções do couro cabeludo.
- Misture partes iguais de vinagre de maçã e água e borrife no cabelo e couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos com shampoo. O vinagre de maçã é ácido e altera o equilíbrio do pH do couro cabeludo de uma forma que impede o crescimento de bactérias.
- Massaje óleo de coco no couro cabeludo e deixe-o repousar durante uma hora. Lave o cabelo com shampoo. O óleo de coco é calmante e diminui a vermelhidão e a inflamação causadas pela caspa. Ele também controla a condição.
Couro cabeludo-seco
- Trate o couro cabeludo seco adicionando alimentos ricos em vitaminas B6 e B12 à sua dieta. Consumir frutas, vegetais e grãos inteiros. Além disso, inclua zinco e selênio em sua dieta.
- Os tratamentos com óleo quente também ajudam. Aqueça óleo de coco ou óleo de amêndoa e massageie suavemente em seu couro cabeludo. Enrole a cabeça em uma toalha quente e deixe por uma hora. Enxágüe com um shampoo suave e hidratante.
- Aumente a ingestão de líquidos. Beba pelo menos 6-8 copos de água todos os dias. Além disso, inclua vários sucos de frutas e vegetais em sua dieta. Experimente alimentos líquidos para limpar seu sistema e reidratar seu corpo.
A vida já é difícil, e você não quer torná-la mais difícil confundindo couro cabeludo seco com caspa e causando mais problemas a si mesmo. Descubra o que você tem com as informações mencionadas acima e corrija seu problema.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O que acontece se eu tratar meu couro cabeludo seco pensando que tenho caspa?
Como o tratamento não é direcionado, não será eficaz o suficiente. Além disso, em alguns casos, o problema se agrava, levando a complicações.
Um couro cabeludo seco causa caspa?
Não, não tem. Ambas as condições ocorrem devido a dois motivos diferentes. A secura causa couro cabeludo seco, enquanto o excesso de óleo no couro cabeludo leva à caspa.