Índice:
- O que é Zen Yoga?
- Poses de ioga zen
- 1. Baddha Konasana (postura do sapateiro)
- 2. Ananda Balasana (pose de bebê feliz)
- 3. Dhanurasana (postura do arco)
- 4. Purvottanasana (postura da prancha para cima)
- 5. Utkatasana (postura da cadeira)
- 6. Trikonasana (postura do triângulo)
- 7. Ardha Chandrasana (postura da meia-lua)
- Meditação Zen
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Mil distrações, sempre planejando ou pensando no passado. Quando você está realmente no momento? Zen Yoga, uma antiga prática de cura do Japão, enfatiza a importância de permanecer no presente e estar completamente atento a ele.
E por que você precisa disso? Você faz isso porque lhe dá imensa paz de espírito e calma. Isso o manterá confiante e motivado. Tudo que você precisa é apenas disso para alcançar qualquer coisa na vida, não é?
O Zen Yoga é o resultado de vários experimentos de bem-estar feitos por mestres espirituais excepcionais de todo o mundo que evoluíram para uma grande prática de autodesenvolvimento. Vamos dar uma olhada nisso aqui, vamos?
O que é Zen Yoga?
Como surgiu o Zen Yoga é uma história interessante. Zen é derivado de uma palavra sânscrita, 'Dhyan'. Gautama Buda praticou e propagou 'Dhyan' ou meditação. Mais tarde, um monge chamado Bodhidharma o levou para a China, onde se tornou 'Chan'.
Então, se espalhou para o Japão e passou a ser conhecido como Zen Yoga. O termo foi cunhado pela primeira vez por um mestre Zen chamado Masahiro Oki. O Zen Yoga é essencialmente uma prática sem expectativas.
Ele treina você a mergulhar completamente em uma atividade sem pensar nos resultados, repercussões ou prêmios. Ele faz isso enfatizando o alinhamento físico, o fluxo de energia no corpo e a consciência.
Os exercícios físicos do Zen Yoga o ajudam a abrir, desbloquear o corpo e prepará-lo para a meditação sentada. É um processo suave que se preocupa com a consciência do corpo e de suas sensações.
Vamos dar uma olhada nas posturas do Zen Yoga agora.
Poses de ioga zen
Praticar ioga com a mente vazia é Zen Yoga. Não pratique as posturas para uma boa saúde ou flexibilidade. Execute-os por fazê-los e nada mais. Tudo de bom que vem com a prática vai acontecer de qualquer maneira.
- Baddha Konasana (postura do sapateiro)
- Ananda Balasana (pose de bebê feliz)
- Dhanurasana (postura do arco)
- Purvottanasana (postura da prancha para cima)
- Utkatasana (postura da cadeira)
- Trikonasana (postura do triângulo)
- Ardha Chandrasana (postura da meia-lua)
1. Baddha Konasana (postura do sapateiro)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Baddha Konasana ou a postura do sapateiro se assemelha à postura de um sapateiro no trabalho. Também se parece com uma borboleta batendo as asas. Baddha Konasana é um Vinyasa Yoga asana de nível iniciante. Pratique pela manhã com o estômago vazio. Faça isso por 1 a 5 minutos.
Benefícios: Baddha Konasana estimula o coração e a próstata. Isso alonga os joelhos e alivia a ansiedade. A postura aumenta a flexibilidade dos quadris e abre a parte inferior das costas.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Baddha Konasana
Voltar para TOC
2. Ananda Balasana (pose de bebê feliz)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Ananda Balasana ou a postura do bebê feliz parece a posição de um bebê na cama com membros ativos. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique a postura de manhã ou à noite com o estômago vazio. Segure-o por pelo menos 30 segundos.
Benefícios: Ananda Balasana abre a parte interna das coxas e alonga os isquiotibiais. Isso acalma a coluna e acalma o cérebro. A postura também aumenta a força de seus braços.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Ananda Balasana
Voltar para TOC
3. Dhanurasana (postura do arco)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Dhanurasana ou a postura do arco se assemelha a um arco com cordas que está pronto para apontar a flecha. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique este poderoso asana de manhã cedo com o estômago vazio. Segure por 15 a 30 segundos.
Benefícios: Dhanurasana ativa seu sistema e o mantém longe da letargia. Ele rejuvenesce sua coluna e aumenta sua elasticidade. A postura também fortalece os ombros e cura a obesidade.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Dhanurasana
Voltar para TOC
4. Purvottanasana (postura da prancha para cima)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Purvottanasana ou a postura da prancha para cima se parece com uma prancha feita na direção oposta. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique este asana pela manhã com o estômago vazio ou à noite após um intervalo de 4-6 horas da última refeição. Segure por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Purvottanasana libera sua mente e o prepara para novos desafios. Ele fortalece suas pernas e estica seus pulsos. A postura também alivia a fadiga e a depressão.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui: Purvottanasana
Voltar para TOC
5. Utkatasana (postura da cadeira)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Utkatasana ou a postura da cadeira é um asana em que você deve se sentar em uma cadeira imaginária. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã com o estômago vazio ou à noite, após um intervalo de 4 a 6 horas de sua refeição. Segure por 30 a 60 segundos.
Benefícios: O utkatasana fortalece as panturrilhas e o tronco, alonga o peito e estimula os órgãos abdominais. A postura também tonifica os músculos dos joelhos e equilibra o corpo.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Utkatasana
Voltar para TOC
6. Trikonasana (postura do triângulo)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Trikonasana ou a postura do triângulo é um asana que se assemelha ao triângulo geométrico. 'Trikona' é uma palavra sânscrita que significa triângulo. Esta postura é um asana de Vinyasa Yoga para iniciantes. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Segure-o por pelo menos 30 segundos.
Benefícios: Trikonasana reduz a pressão arterial e cura a indigestão. Ele remove a gordura da cintura e quadris. O asana aumenta a concentração e melhora a mobilidade das articulações do quadril.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Trikonasana
Voltar para TOC
7. Ardha Chandrasana (postura da meia-lua)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Ardha Chandrasana ou a postura da meia lua, como o nome sugere, é um asana que se parece com a meia lua. A postura é um asana de Hatha Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã com o estômago vazio ou à noite após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição. Mantenha a postura por 15 a 30 segundos.
Benefícios: Ardha Chandrasana fortalece suas nádegas e abdômen e alonga seus tendões e panturrilhas. A postura alivia o estresse e melhora sua capacidade de coordenação.
Para saber mais sobre a postura e seu procedimento, clique aqui: Ardha Chandrasana
Voltar para TOC
Meditação Zen
Imagem: Shutterstock
Depois de praticar esses asanas do Zen Yoga regularmente, seu corpo estará pronto para sentar e meditar confortavelmente sem problemas físicos. A meditação Zen é exclusiva do Zen Yoga e também é conhecida como Zazen.
Para saber mais sobre a Meditação Zen e seus procedimentos, clique aqui: Meditação Zen
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre Zen Yoga.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O Zen Yoga é religioso?
Não, o Zen Yoga é uma prática espiritual.
Posso praticar Zen Yoga para superar meus problemas psicológicos?
Sim, mas somente após consultar seu médico e treinar com um instrutor certificado.
O Zen Yoga, desde muito tempo, tem sido uma solução para viver melhor. Passar algum tempo praticando o Zen todos os dias ajuda muito a melhorar sua personalidade e sua vida. Você tem esta vida agora e deve tentar vivê-la ao máximo. Zen Yoga é a melhor ferramenta para ajudá-lo com isso, então comece a praticá-lo.