Índice:
- Benefícios para a saúde do chá de verbasco
- 1. Pode tratar problemas respiratórios
- 2. Pode ajudar a combater infecções virais
- 3. Exibe propriedades antibacterianas
- 4. Pode aliviar problemas com sono
- 5. Pode ajudar no tratamento da tuberculose
- 6. Pode melhorar a saúde digestiva
- 7. Pode aliviar doenças da pele
- 8. Pode ajudar a aliviar dores nas articulações e espasmos musculares
- 9. Pode tratar problemas de tireoide
- 10. Pode tratar dor de cabeça
- 11. Pode ajudar a tratar infecções de ouvido
- Como fazer chá de verbasco
- Ingredientes
- Procedimento
- Onde comprar chá de verbasco
- Quais são os efeitos colaterais do chá de verbasco?
- Conclusão
- 17 fontes
O chá de verbasco tem sido usado na medicina tradicional para curar resfriados e tosse e também como adstringente e sedativo. Este chá de ervas é preparado a partir das folhas da planta verbasco ( Verbascum thapsus ) nativa da Europa.
O chá tem um sabor rico, aromático, refrescante e à base de ervas. Diz-se que este chá sem cafeína possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, antivirais e muitas outras propriedades benéficas. O chá de verbasco pode ajudar a tratar problemas respiratórios, infecções bacterianas e virais, problemas de sono e tuberculose.
Este artigo discute como o chá de verbasco pode beneficiá-lo. Inclui também o processo de preparação e os efeitos colaterais potenciais que o chá pode causar. Dê uma olhada.
Benefícios para a saúde do chá de verbasco
1. Pode tratar problemas respiratórios
O chá de verbasco pode ajudar a combater várias doenças respiratórias, como resfriado, tosse e bronquite. Também pode aliviar a dor de garganta. As propriedades antibacterianas do verbasco podem ajudar a tratar a inflamação e infecção no trato respiratório (1).
O chá de verbasco pode ajudar a aliviar a asma, que causa inchaço nas vias respiratórias e resulta em falta de ar, respiração ruidosa e tosse (2), (3). Diz-se que o verbasco possui propriedades expectorantes, mucolíticas e demulcentes que promovem a secreção de escarro. Isso reduz a tosse, ajuda na eliminação do muco das vias aéreas e alivia a irritação das membranas mucosas (1).
Suas flores e folhas são utilizadas no tratamento de uma ampla gama de doenças respiratórias, como calafrios e gripes, tuberculose, bronquite, pneumonia, asma, amigdalite e traqueíte (4). No entanto, mais estudos em humanos são necessários para provar essas afirmações.
2. Pode ajudar a combater infecções virais
Diz-se que o chá de verbasco tem atividade antiviral e pode ajudar a combater certas infecções virais. Em um estudo, os extratos de verbasco mostraram atividade antiviral contra o vírus da gripe (5). Outro estudo realizado pela Universidade Nacional de Rio Cuarto constatou que os extratos metanólicos de verbasco podem lutar contra o vírus da pseudo-raiva (6).
Extratos alcoólicos de verbasco exibiram atividade antiviral contra o vírus da pseudo-raiva (7). No entanto, mais pesquisas de longo prazo são necessárias para entender esse benefício do verbasco em humanos.
3. Exibe propriedades antibacterianas
O chá de verbasco pode apresentar propriedades antibacterianas. Um estudo conduzido pela Islamic Azad University descobriu que o extrato etanólico de verbasco tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Eles agem contra certas cepas bacterianas, incluindo Bacillus cereus (8) .
Desde os tempos antigos, verbasco tem sido usado como um remédio eficaz para tratar doenças infecciosas. Outro estudo conduzido pela Universidade de Ciências Médicas de Jundishapur descobriu que os extratos aquoso-alcoólicos de verbasco possuem alguns efeitos antibacterianos (9).
4. Pode aliviar problemas com sono
A insônia é um problema crescente entre homens e mulheres pertencentes a várias faixas etárias. O chá de verbasco pode atuar como um sedativo natural e ajudar a aliviar os problemas de sono (1).
As raízes, folhas e flores da planta verbasco também possuem propriedades sedativas que ajudam a tratar problemas com o sono ( 10 ). Mais pesquisas são necessárias para entender o mecanismo do chá de verbasco a esse respeito.
5. Pode ajudar no tratamento da tuberculose
Vários estudos afirmam que verbasco é uma opção potencial de tratamento para a tuberculose. Também pode auxiliar no tratamento de doenças de pele e hanseníase (11), (1).
No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer seu potencial como tratamento para a tuberculose.
6. Pode melhorar a saúde digestiva
O consumo de chá de verbasco pode ajudar a melhorar uma série de problemas digestivos. Pode proporcionar alívio da diarreia e da constipação (4), (12). Também pode ajudar a lidar com problemas relacionados ao intestino e ajudar seu corpo a eliminar toxinas facilmente.
7. Pode aliviar doenças da pele
O chá de verbasco possui propriedades antiinflamatórias que ajudam a tratar problemas de pele. Você também pode usar o óleo para obter alívio de uma variedade de infecções de pele.
O chá pode ajudar a curar bolhas, feridas e pequenos cortes. O óleo da flor de verbasco pode ser aplicado externamente nas áreas afetadas, em caso de eczema e outras doenças inflamatórias da pele (13). Você também pode aplicar topicamente o extrato de folha de verbasco em feridas e feridas. A evidência anedótica sugere que ele pode ter um efeito calmante na pele.
8. Pode ajudar a aliviar dores nas articulações e espasmos musculares
As propriedades antiinflamatórias do chá de verbasco podem torná-lo ideal para uso no tratamento de dores nas articulações (12). Esta erva pode reduzir a inflamação. O efeito antiespasmódico deste chá de ervas pode ajudar a tratar os espasmos musculares (14) .
9. Pode tratar problemas de tireoide
Evidências anedóticas sugerem que a ingestão de chá de verbasco pode melhorar os problemas relacionados à tireoide. O chá pode ajudar a tratar uma glândula tireoide hiperativa (uma condição chamada hipertireoidismo). Uma fórmula criada por um famoso médico tinha verbasco como um de seus constituintes. Essa fórmula foi direcionada especificamente para tratar problemas de tireoide (15). No entanto, as pesquisas neste aspecto são limitadas. Precisamos de mais estudos para comprovar os efeitos terapêuticos do chá de verbasco para problemas de tireóide.
10. Pode tratar dor de cabeça
As folhas e frutos da erva verbasco têm sido usados com eficácia há vários anos para tratar enxaquecas. Um estudo conduzido pela Abant Izzet Baysel University descobriu que os extratos de ervas de verbasco podem ajudar a aliviar dores de cabeça (16).
11. Pode ajudar a tratar infecções de ouvido
Folhas de verbasco têm sido usadas para tratar infecções de ouvido. Pessoas com problemas de ouvido podem tentar o remédio após consultar o médico. Um estudo conduzido pela Universidade de Tel Aviv em 171 crianças descobriu que gotas para os ouvidos contendo extratos de verbasco podem ajudar a tratar infecções relacionadas ao ouvido (17).
Como fazer chá de verbasco
Ingredientes
- Folhas secas de verbasco
- Um copo de agua
- Mel ou açúcar cru (para saborear)
Procedimento
- Adicione um pequeno punhado de folhas secas a um copo (240 mL) de água fervente.
- Deixe-os íngremes por 15–30 minutos.
- Use uma peneira ou pano de algodão e remova o máximo possível de folhas para evitar irritação na garganta.
- Você pode adicionar mel cru ou açúcar para dar gosto.
Onde comprar chá de verbasco
Você pode encontrar folhas secas de verbasco, saquinhos de chá, extratos, tinturas e cápsulas em lojas de produtos naturais. Você também pode adquiri-los online. Aqui estão as melhores opções para os diferentes tipos de verbasco.
Frontier Co-op Mullein Leaf, Cut & Peneirado, Certified Organic -!
Ervas de Gaia Bronchial Wellness Herbal Tea -!
Extrato líquido sem álcool da tintura de verbasco 2 FL OZ -!
Secrets Of The Tribe Mullein Leaf Capsules - Compre aqui!
Embora o chá de verbasco seja geralmente seguro para consumo, ele tem alguns efeitos colaterais que você precisa ter em mente. Verifique-os na próxima seção.
Quais são os efeitos colaterais do chá de verbasco?
O chá de planta Verbasco não apresenta riscos potenciais documentados para os seres humanos. As poucas reações que podem ocorrer em alguns usuários não são fatais. Os estudos também não mostram efeitos colaterais em mulheres grávidas. No entanto, a evidência anedótica sugere que as mulheres grávidas evitam o uso prolongado de qualquer composto que contenha verbasco. Outros efeitos adversos potenciais que o chá de verbasco pode causar incluem o seguinte:
- Irritação na pele
Alguns indivíduos relataram irritação na pele após o uso de extratos de verbasco no chá e outras formas. Evitar o extrato pode curar a irritação da pele nessas pessoas.
- Problemas respiratórios
Folhas de verbasco são fofas e peludas. Se ficarem presos na garganta, podem causar problemas respiratórios. Isso geralmente acontece quando você faz o chá e não coa bem a mistura. Em alguns casos isolados, as pessoas que tomaram o chá relataram dificuldade em inalar e inflamação nas paredes do tórax. No entanto, a intervenção médica não é necessária na maioria dos casos.
Os efeitos colaterais não são apoiados por pesquisas. Portanto, se você tiver algum deles, visite seu médico imediatamente.
Conclusão
O chá de verbasco é uma bebida de ervas aromatizada com muitas propriedades medicinais. As propriedades antiinflamatórias e antioxidantes desse remédio natural podem ajudar no tratamento de certas doenças, que vão desde infecções bacterianas e virais até distúrbios do sono.
No entanto, não há riscos potenciais documentados do chá de verbasco. É seguro consumir em quantidades regulares. Se sentir algum sintoma ou efeito colateral, visite seu médico.
17 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Ali, Niaz et al. “Atividades anti-helmínticas e relaxantes de Verbascum Thapsus Mullein.” Medicina complementar e alternativa BMC vol. 12 29.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3350428/
- Avaliação da eficácia do verbasco em condições respiratórias, como asma, ResearchGate
www.researchgate.net/publication/308991417_Assessing_the_Effectiveness_of_Mullein_on_Respiratory_Conditions_Such_as_Asthma
- Horak, Fritz et al. “Diagnóstico e gestão da asma - Declaração sobre as Diretrizes GINA 2015”. Wiener klinische Wochenschrift vol. 128,15-16 (2016): 541-54.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5010591/
- Rodriguez-Fragoso, Lourdes et al. “Riscos e benefícios de medicamentos fitoterápicos comumente usados no México.” Toxicologia e farmacologia aplicada vol. 227,1 (2008): 125-35.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2322858/
- Rajbhandari, M et al. “Atividade antiviral de algumas plantas utilizadas na medicina tradicional nepalesa.” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências: eCAM vol. 6,4 (2009): 517-22.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2781767/
- Escobar FM, Sabini MC, Zanon SM, Tonn CE, Sabini LI. Efeito antiviral e modo de ação do extrato metanólico de Verbascum thapsus L. sobre o vírus da pseudo-raiva (cepa RC / 79). Nat Prod Res . 2012; 26 (17): 1621–1625.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21999656-antiviral-effect-and-mode-of-action-of-methanolic-extract-of-verbascum-thapsus-l-on-pseudorabies-virus-strain- rc79 /
- Zanon SM, Ceriatti FS, Rovera M, Sabini LJ, Ramos BA. Pesquisa da atividade antiviral de certas plantas medicinais de Córdoba, Argentina. Rev Latinoam Microbiol . 1999; 41 (2): 59–62.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10932751-search-for-antiviral-activity-of-certain-medicinal-plants-from-cordoba-argentina/
- Mahdavi S, Amiradalat M, Babashpour M, Sheikhlooei H, Miransari M. As propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas e antimicrobianas de Verbascum thapsus L. Med Chem . 2019.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31456524-the-antioxidant-anticarcinogenic-and-antimicrobial-properties-of-verbascum-thapsus-l/
- Tabari, MohaddesehAbouhosseini. “Antimicrobial Activity of Aqueous-Alcoholic Extracts and the Essential Oil of Verbascum thapsus L.” Jundishapur Journal of Natural Pharmaceutical Products 10.3 (2015).
www.researchgate.net/publication/281561649_Antimicrobial_Activity_of_Aqueous-Alcoholic_Extracts_and_the_Essential_Oil_of_Verbascum_thapsus_L
- Turker, Arzu Ucar e Ekrem Gurel. “Verbasco (Verbascum thapsus L.): avanços recentes na pesquisa.” Phytotherapy Research: An International Journal Devoted to Pharmacological and Toxicological Evaluation of Natural Product Derivatives 19.9 (2005): 733-739.
www.researchgate.net/publication/7542947_Common_mullein_Verbascum_thapsus_L_recent_advances_in_research
- McCarthy, Eibhlín e Jim M O'Mahony. "O que há em um nome? O verbasco pode vencer a tuberculose onde as drogas modernas estão falhando ?. ” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências: eCAM vol. 2011 (2011): 239237.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2952292/
- Wink, Michael. “Modos de ação de medicamentos fitoterápicos e metabólitos secundários de plantas”. Medicines (Basel, Suíça) vol. 2,3 251-286.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5456217/
- Diker, N. Yagmur et al. “A avaliação de soluções estéreis de Ilwensisaponina A e C de Verbascum pterocalycinum var. Mutense Hub.-Mor. sobre atividades antivirais, antinociceptivas e antiinflamatórias ”. Jornal farmacêutico saudita: SPJ: a publicação oficial da Saudi Pharmaceutical Society vol. 27,3 (2019): 432-436.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6438783/
- Ali, Niaz et al. “Atividades anti-helmínticas e relaxantes de Verbascum Thapsus Mullein.” Medicina complementar e alternativa BMC vol. 12 29.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3350428/
- Medicina botânica para regulação da tireoide, terapias alternativas e complementares, ResearchGate.
www.researchgate.net/publication/244889874_Botanical_Medicine_for_Thyroid_Regulation
- Turker AU, Gurel E. Mullein comum (Verbascum thapsus L.): avanços recentes na pesquisa. Phytother Res . 2005; 19 (9): 733–739.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16222647-common-mullein-verbascum-thapsus-l-recent-advances-in-research/
- Sarrell EM, Cohen HA, Kahan E. Tratamento naturopático para dor de ouvido em crianças. Pediatria . 2003; 111 (5 Pt 1): e574 – e579.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12728112-naturopathic-treatment-for-ear-pain-in-children/