Índice:
- Índice
- O que é arroz preto / arroz proibido?
- Fatos nutricionais sobre arroz preto / arroz proibido
- Quais são os benefícios para a saúde do arroz preto?
- 1. É uma fonte rica de antioxidantes
- 2. Luta contra o câncer
- 3. Reduz a inflamação
- 4. Ajuda na perda de peso
- 5. Protege a saúde do coração
- 6. Ajuda na desintoxicação do fígado
- 7. Ajuda a função cerebral saudável
- 8. Ajuda a prevenir diabetes
- 9. Melhora a saúde digestiva
- 10. É naturalmente sem glúten
- 11. Protege contra pressão alta
- 12. Trata asma
- 13. Bom para os olhos
- Curiosidades sobre arroz preto
- Black Rice vs. Arroz castanho
- Quais são os efeitos colaterais do arroz preto?
- Onde comprar arroz preto
- Como preparar arroz preto
- Como selecionar e armazenar arroz preto
- Como incluir arroz preto em sua dieta
- Receita de Arroz Preto
- Pudim de arroz preto
- O que você precisa
- Procedimento
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Todos nós sabemos que o arroz é um alimento básico na Ásia desde tempos imemoriais. Mas quando dizemos isso, estamos nos referindo principalmente ao arroz branco mais comum. O arroz preto, por outro lado, tem uma história mais interessante por trás dele.
O arroz preto era uma mercadoria valiosa na China antiga, pois era cultivado em quantidades muito limitadas. É por isso que todos os grãos desta safra foram apreendidos e consumidos pela realeza e nobreza chinesas, e seu consumo pelo povo foi proibido. Assim, seu nome alternativo 'arroz proibido' foi cunhado.
Embora outras partes do mundo tenham consumido arroz preto por muitos anos, ele foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos em 1995. Desde então, está ganhando mais popularidade e se tornando mais amplamente disponível nos supermercados.
Índice
- O que é arroz preto / arroz proibido?
- Fatos nutricionais sobre arroz preto / arroz proibido
- Quais são os benefícios para a saúde do arroz preto?
- Curiosidades sobre arroz preto
- Black Rice vs. Arroz branco
- Quais são os efeitos colaterais do arroz preto?
- Onde comprar arroz preto
- Como preparar arroz preto
- Como selecionar e armazenar arroz preto
- Como incluir arroz preto em sua dieta
- Receita de Arroz Preto
O que é arroz preto / arroz proibido?
Arroz preto é o nome de uma variedade de arroz que pertence à espécie Oryza sativa L.. Esta espécie indica de arroz cresce melhor em zonas tropicais como China, Japão, Coréia, Mianmar e Nordeste da Índia. As duas principais variedades de arroz preto encontradas no mercado são o arroz preto da Indonésia e o arroz preto de jasmim tailandês.
O fato de o arroz ser consumido em grandes quantidades nos países asiáticos está associado às taxas mais baixas de câncer e doenças cardiovasculares. Este fenômeno foi creditado ao alto conteúdo antioxidante do arroz preto.
Como o arroz preto tem uma fração de farelo pigmentada, seus extratos são usados como corante natural em alimentos como pão e licor.
Quanto ao nome 'arroz proibido', muito se especula sobre sua origem. No entanto, o raciocínio mais popular (e plausível) é que ele era reservado apenas para a realeza chinesa e as pessoas comuns foram proibidas de comê-lo devido à sua qualidade superior.
Isso me fez pensar se o arroz preto se tornou um superalimento da moda apenas por causa de sua novidade ou se ele realmente tem um perfil nutricional impressionante. Aqui está o que descobri…
Voltar para TOC
Fatos nutricionais sobre arroz preto / arroz proibido
Valor nutricional por 1 xícara de arroz preto (cozido) | |
---|---|
Calorias | 160 gms |
Gordura total | 2 gms |
Colesterol | 0 mg |
Sódio | 4 mg |
Potássio | 268 gms |
Carboidratos totais | 34 gms |
Fibra dietética | 3 gms |
Açúcar | 0 gms |
Proteína | 5 gms |
Ferro | 6% (do valor diário) |
Como você pode ver, o arroz preto é baixo em calorias, o que o torna ótimo para pessoas que querem perder peso sem abrir mão do arroz. É também uma rica fonte de fitonutrientes flavonóides essenciais para nos proteger de uma série de doenças e manter o funcionamento saudável do cérebro.
O arroz preto também contém muitas fibras que são boas para manter nossa saúde digestiva. Também é uma grande fonte de proteína vegetal (o que é uma ótima notícia para vegetarianos e veganos!) E fornece minerais como ferro e cobre. Mas o que torna o arroz preto tão único é seu alto teor de antocianina, que lhe confere sua poderosa propriedade antioxidante que ajuda a reduzir a inflamação crônica.
Se você ainda não está convencido sobre a superioridade nutricional do arroz preto sobre todos os outros tipos de arroz, dê uma olhada na comparação abaixo. (Tamanho da porção: 100 g)
- Arroz branco polido - 6,8g de proteína, 1,2g de ferro, 0,6g de fibra.
- Arroz integral - 7,9g de proteína, 2,2g de ferro e 2,8g de fibra.
- Arroz vermelho - 7,0g de proteína, 5,5g de ferro e 2,0g de fibra.
- Arroz preto - 8,5g de proteína, 3,5g de ferro, 4,9g de fibra.
O arroz preto vence todos os outros tipos de arroz quando se trata de proteínas e fibras e só perde para o arroz vermelho em termos de teor de ferro.
Agora que é evidente que o arroz preto contém uma tonelada de nutrientes, vamos voltar nossa atenção para todos os benefícios à saúde que ele tem a oferecer.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios para a saúde do arroz preto?
Os principais componentes do arroz preto que lhe emprestam quase todos os seus benefícios à saúde são as antocianinas. Essas proteínas funcionam como antioxidantes poderosos e têm várias funções, como combater o câncer, prevenir doenças cardiovasculares e manter o funcionamento do cérebro saudável. Seu conteúdo de fibra é outro fator importante que devemos considerar. Vamos agora mergulhar direto nos benefícios.
1. É uma fonte rica de antioxidantes
Quando se trata de conteúdo antioxidante, nenhum outro ingrediente chega perto do arroz preto. O farelo (camada mais externa) dos grãos de arroz preto contém os níveis mais elevados de antocianinas encontrados em qualquer alimento. Na verdade, ele tem o maior teor de antocianina em comparação com todas as outras variedades de grãos inteiros, como arroz integral, arroz vermelho e quinua vermelha (1). Essas antocianinas foram encontradas para lutar contra os danos dos radicais livres, prevenir doenças cardiovasculares e tratar infecções microbianas e diarréia (2).
2. Luta contra o câncer
O conteúdo de antocianina do arroz preto confere a ele uma característica anticâncer. Um estudo experimental conduzido pela Terceira Universidade Militar na China descobriu que um extrato de arroz preto rico em antocianinas suprimiu com sucesso o crescimento do tumor e a disseminação das células do câncer de mama em camundongos (3).
3. Reduz a inflamação
Pesquisadores da Universidade Ajou na Coréia descobriram que o arroz preto faz maravilhas na redução da inflamação. O estudo descobriu que um extrato de arroz preto ajudou a reduzir o edema e suprimiu significativamente a dermatite de contato alérgica na pele de camundongos. Esse é um grande indicador do potencial do arroz preto no tratamento de doenças associadas à inflamação crônica (4).
4. Ajuda na perda de peso
iStock
O arroz preto tem características essenciais para o controle e a perda de peso - é baixo em calorias, baixo em carboidratos e rico em fibras dietéticas. Assim, você se sente satisfeito e mantém as dores da fome sob controle.
Na verdade, um estudo conduzido na Coréia testou a diferença na perda de peso provocada pelo arroz branco e uma mistura de arroz integral e arroz preto em 40 mulheres com sobrepeso em 6 semanas. No final do estudo, eles descobriram que o grupo de arroz integral / preto apresentou perda de peso significativamente maior e menor índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura corporal do que o grupo que consumiu arroz branco. Isso só mostra que tanto o arroz integral quanto o preto podem funcionar excepcionalmente bem na dietoterapia para mulheres obesas (5).
5. Protege a saúde do coração
Proteja a saúde do seu coração substituindo o arroz branco pelo arroz preto em sua dieta diária. Como já sabemos, o colesterol alto é a principal causa de uma série de doenças cardiovasculares. Mas o conteúdo de antocianina do arroz preto demonstrou ter um efeito significativo na redução do colesterol em ratos em vários estudos de pesquisa (6), (7), (8).
A aterosclerose é uma doença cardiovascular em que as artérias ficam obstruídas devido ao acúmulo de placas. Isso pode levar a uma série de outros problemas graves, como doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica ou problemas renais. Mas há boas notícias! O consumo de arroz preto reduziu o acúmulo de placa aterosclerótica em coelhos em impressionantes 50% (9).
Embora todos esses estudos tenham sido conduzidos em animais, é seguro assumir que o arroz preto poderia produzir efeitos semelhantes em humanos também.
6. Ajuda na desintoxicação do fígado
A doença do fígado gorduroso é, como é óbvio, caracterizada pelo acúmulo excessivo de depósitos de gordura no fígado. A eficácia do arroz preto no tratamento desta condição foi testada em ratos. Os resultados mostraram que a atividade antioxidante do extrato de arroz preto regulou o metabolismo dos ácidos graxos e reduziu os níveis de triglicerídeos e colesterol total, reduzindo o risco de doença hepática gordurosa (10).
7. Ajuda a função cerebral saudável
iStock
Muitos pesquisadores acreditam que o estresse oxidativo tem um efeito prejudicial no funcionamento cognitivo. Conseqüentemente, antioxidantes como as antocianinas (encontradas no arroz preto) poderiam trabalhar para reduzir esse estresse oxidativo e manter o funcionamento saudável do cérebro.
Um estudo conduzido pela Universidade Médica da Bulgária encontrou antocianinas para melhorar o aprendizado e o funcionamento da memória em ratos que sofriam de déficit de estrogênio (11).
Outro estudo de seis anos conduzido em 16.000 adultos descobriu que o consumo a longo prazo de alimentos ricos em antocianinas diminuiu a taxa de declínio cognitivo em até 2,5 anos (12).
8. Ajuda a prevenir diabetes
O arroz preto integral tem seu farelo intacto, que é um depósito de fibra alimentar. Como a fibra leva mais tempo para ser digerida, ela garante que o açúcar do grão seja absorvido por um período mais longo, mantendo os níveis normais de açúcar no sangue. Assim, ajuda a prevenir o aumento dos níveis de insulina e pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. Na verdade, em um estudo realizado em ratos, o extrato de arroz preto tailandês germinado teve um desempenho muito semelhante ao da droga metformina para diabetes e também preveniu e administrou as consequências do diabetes mellitus (13).
9. Melhora a saúde digestiva
Como vimos no perfil nutricional, o arroz preto é uma fonte rica em fibra alimentar. Esta fibra alimentar garante que você tenha movimentos intestinais regulares e evita o inchaço e a prisão de ventre. Além disso, pode ajudar a tratar uma série de outras doenças gastrointestinais, como doença do refluxo gastroesofágico, úlcera duodenal, diverticulite, constipação e hemorróidas (14).
10. É naturalmente sem glúten
Uma em cada sete pessoas é sensível à proteína glúten que está presente em todos os produtos de trigo, cevada e centeio. Essa sensibilidade ao glúten pode causar muitos sintomas desconfortáveis, como constipação, diarreia, inchaço e um alto risco de desenvolver a síndrome do intestino solto. Felizmente, o arroz preto é totalmente livre de glúten. Assim, as pessoas que são sensíveis ao glúten ou sofrem de doença celíaca (alergia confirmada ao glúten) podem adicionar arroz preto à sua dieta diária para cumprir as suas necessidades diárias de proteínas e fibras.
11. Protege contra pressão alta
iStock
Descobriu-se que a fibra dietética que obtemos do arroz preto (ou de quaisquer grãos inteiros em geral) protege a saúde cardiovascular, não apenas mantendo a pressão arterial normal, mas também reduzindo os níveis de lipídios, regulando o peso corporal, melhorando o metabolismo da glicose e reduzindo a inflamação crônica (15).
12. Trata asma
As antocianinas encontradas no arroz preto podem ser eficazes no tratamento da asma. Um estudo conduzido na Coréia descobriu que as antocianinas podem tratar (e até prevenir) a asma, reduzindo a inflamação nas vias aéreas e a hipersecreção de muco associada a esse distúrbio respiratório em camundongos (16).
13. Bom para os olhos
As antocianinas encontradas no arroz preto são conhecidas por melhorar a visão (17). Um estudo realizado em ratos constatou que as antocianidinas extraídas do arroz preto foram altamente eficazes na prevenção e redução do dano retinal causado por uma luz fluorescente (18).
Não é incrível ver de quantas maneiras você pode melhorar sua saúde apenas fazendo um pequeno ajuste em sua dieta diária? Continue lendo para descobrir mais fatos interessantes sobre este superalimento.
Voltar para TOC
Curiosidades sobre arroz preto
- Devido à sua popularidade crescente, o arroz preto agora pode ser encontrado em todos os continentes, exceto na Antártica.
- Não se surpreenda se ouvir alguém se referindo ao arroz preto como arroz roxo. É porque a cor do arroz preto muda para um roxo profundo depois de ensopado ou cozido.
- O arroz preto está sendo pesquisado como uma forma viável de prevenir a doença de Alzheimer, diabetes e câncer devido às suas poderosas propriedades antioxidantes.
Isso é o que chamo de informação reveladora. Quer mais disso? Vamos dar uma olhada nas diferenças entre o arroz preto e outro tipo saudável de arroz, ou seja, o arroz integral.
Voltar para TOC
Black Rice vs. Arroz castanho
Embora seja verdade que tanto o arroz integral como o arroz preto são muito mais saudáveis do que o arroz branco, ainda existem algumas diferenças importantes entre os dois que você precisa saber.
- Um terço da xícara de arroz integral cru contém 226 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz preto contém 200 calorias.
- Quando se trata de carboidratos, fibras, proteínas e gorduras, o arroz preto é mais saudável do que o arroz integral. Isso ocorre porque ele tem menos carboidratos e mais fibras e proteínas. Na verdade, ele também vence o arroz vermelho, o arroz roxo e o arroz branco polido quando se trata desses nutrientes.
- Embora o arroz preto e o marrom contenham quantidades iguais de zinco e fósforo, o arroz preto vence quando se trata do teor de ferro. Fá-lo ao atingir 6% do valor diário do ferro e ao contrário dos 5% do arroz integral.
- O arroz preto contém pigmentos chamados antocianinas que lhe dão sua coloração escura. Esses são antioxidantes poderosos que lutam contra o câncer e doenças cardíacas.
Embora a diferença no conteúdo de nutrientes e minerais do arroz integral e do arroz preto possa parecer insignificante, eles fazem uma diferença enorme no longo prazo. Por exemplo, consumir aquelas 26 calorias extras por dia de arroz integral pode levar a um ganho de peso de 2,7 libras em um ano!
Bem, o arroz preto com certeza parece bom demais para ser verdade quando se trata de seu valor nutritivo. O que levanta a questão: existem efeitos colaterais com os quais você precisa se preocupar? A resposta vai te surpreender.
Quais são os efeitos colaterais do arroz preto?
Não há efeitos colaterais conhecidos do arroz preto com que você precise se preocupar.
Tenho certeza de que todos esses fatos interessantes sobre o arroz preto fizeram você querer colocar as mãos em um pouco de seu próprio. Então, vamos verificar onde podemos comprar este superalimento…
Voltar para TOC
Onde comprar arroz preto
Como os benefícios do arroz preto para a saúde se tornaram mais populares, este superalimento começou a se tornar relativamente mais fácil de encontrar no mercado. Sua loja local de produtos naturais, supermercado asiático ou rede de alimentos gourmet com certeza estarão abastecidos com arroz preto. Você também pode comprá-lo online na Amazon.
Agora que você já pôs as mãos no arroz preto, continue lendo para ver como cozinhá-lo da melhor maneira para que seja saudável e saboroso.
Voltar para TOC
Como preparar arroz preto
Ok, ouçam pessoas, porque esta é uma informação crucial. Se você quiser aproveitar ao máximo os benefícios do arroz preto para a saúde, precisará saber como prepará-lo da maneira adequada. Como o arroz preto não é refinado e é mais denso do que o arroz integral, a maneira como você o cozinha também é um pouco diferente. Aqui está o que você precisa fazer:
- Mergulhe o arroz preto em água durante a noite. Isso reduzirá consideravelmente o tempo de cozimento. Se você tiver pouco tempo, pode apenas deixá-lo de molho por uma hora antes de cozinhar.
- Despeje a água que o arroz estava ensopando e lave bem o arroz.
- Adicione duas xícaras de água para cada xícara de arroz e cozinhe com uma tampa cobrindo a parte superior.
- Cozinhe o arroz por meia hora se estiver de molho e uma hora inteira se não estiver.
- Teste a textura de alguns grãos de arroz entre os dedos e coloque-os na boca para verificar se estão mastigáveis. Se estiverem, continue cozinhando até que atinjam a textura desejada.
Agora que você sabe como cozinhar arroz preto, vamos dar uma olhada em como selecioná-lo e armazená-lo com eficácia.
Voltar para TOC
Como selecionar e armazenar arroz preto
Seleção
Armazenamento
Quando armazenado em um recipiente hermético em temperatura ambiente, o arroz preto cru pode durar até 3 meses.
Já o arroz cozido pode desenvolver bactérias e causar intoxicação alimentar muito rapidamente. Portanto, certifique-se de consumi-lo um dia depois de cozinhá-lo. No entanto, se quiser guardá-lo para consumo posterior, resfrie-o completamente após o cozimento e guarde-o em um recipiente coberto na geladeira, onde pode durar 2 dias. Não reaqueça este arroz mais de uma vez e quando o fizer, certifique-se de aquecê-lo até que esteja bem quente.
Ainda está confuso sobre como começar a incluir arroz preto em sua dieta? Aqui estão algumas idéias que você pode experimentar.
Voltar para TOC
Como incluir arroz preto em sua dieta
Em primeiro lugar, o arroz preto pode ser comido com curry, da mesma forma que você comeria o arroz branco. Apenas tempere com um pouco de sal e pimenta, e você está pronto para ir.
Você também pode comer com um bife e vegetais assados se estiver procurando uma refeição bem balanceada.
Outra maneira deliciosa de incorporar arroz preto em sua dieta é substituindo o arroz branco por arroz preto em seus burritos.
Ou você pode simplesmente colocá-lo em seu processador de alimentos e usá-lo para assar pão e bolos de arroz, fazer macarrão saudável e / ou marinada para peixes.
Você também pode polvilhar um punhado deste superalimento em cima de uma salada ou em uma sopa para adicionar um pouco de textura e dar a si mesmo um impulso antioxidante.
As opções, você vê, são infinitas. Com apenas um pouco de pensamento criativo, você pode adicionar arroz preto à sua dieta sem fazer mudanças drásticas. Se você gostaria de saboreá-lo de manhã, aqui está um pudim de arroz preto saudável que você precisa experimentar.
Voltar para TOC
Receita de Arroz Preto
Pudim de arroz preto
iStock
O que você precisa
- 1 xícara de arroz preto
- 3 xícaras de água
- ½ xícara de açúcar
- 1 lata de leite de coco sem açúcar
- Sal
Procedimento
- Adicione arroz preto, água e ¼ colher de chá de sal em uma panela e leve para ferver.
- Abaixe o fogo, cubra a panela com uma tampa e deixe ferver por 45 minutos.
- Aumente o fogo novamente e mexa o açúcar, ¼ colher de chá de sal e ¾ da lata de leite de coco na mistura e leve para ferver.
- Abaixe o fogo e deixe a mistura ferver (desta vez, deixe descoberta) por mais 30 minutos.
- Verifique se o pudim agora está grosso e se o arroz está macio, mas em borracha. Cozinhe mais um pouco se não tiver atingido essa consistência.
- Retire o pudim do fogo e esfrie mexendo ocasionalmente.
- Regue o restante do leite de coco por cima antes de servir. Aproveite o seu pudim de arroz preto!
Voltar para TOC
Está na hora, amigos. É hora de você se livrar de todo o arroz branco da sua cozinha e abastecer seu armário com o arroz preto espetacularmente saudável. Você pode me agradecer mais tarde!
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O arroz preto é o mesmo que arroz selvagem?
Não, arroz preto não é o mesmo que arroz selvagem. Na verdade, o arroz selvagem não é arroz. É um membro da família das gramíneas.
Qual é o índice glicêmico do arroz preto?
O arroz preto tem um índice glicêmico baixo de 42,3.
Quanto tempo leva o arroz preto para cozinhar?
O arroz preto leva 30 minutos para cozinhar se pré-embebido e 1 hora se não for.
O arroz preto pode ser consumido na dieta paleo?
Não, você não pode comer arroz preto em uma dieta paleo, pois é um grão e esta dieta requer que você elimine todos os grãos.
Qual é o sabor do arroz preto?
O arroz preto tem um sabor de noz com um toque levemente adocicado.
Por que o arroz preto é um superalimento famoso?
O arroz preto é um superalimento estrela devido ao seu conteúdo de antocianina.
Referências
- “ Perfis fenólicos e atividade antioxidante do farelo de arroz preto de diferentes variedades disponíveis comercialmente. ”Cornell University, EUA.
- “ Antocianinas e saúde humana: uma abordagem investigativa in vitro. ”Universidade de Illinois, EUA.
- “ Atividades anticâncer de um extrato rico em antocianina de arroz preto contra células de câncer de mama in vitro e in vivo. ”Terceira Universidade Militar, China.
- “ Efeitos protetores do farelo de arroz preto contra a inflamação induzida quimicamente da pele de camundongo. ”Ajou University, Coreia.
- “ A substituição de refeição com arroz misturado é mais eficaz do que o arroz branco no controle de peso, enquanto melhora a atividade da enzima antioxidante em mulheres obesas. ”Universidade Hanyang, Coreia do Sul.
- “O extrato de antocianina do arroz preto melhora significativamente a hiperatividade plaquetária e hipertrigliceridemia em ratos dislipidêmicos induzida por dietas ricas em gordura. ”Universidade Sun Yat-sen, China.
- Efeitos hipolipidêmicos do extrato rico em cianidina 3-glicosídeo do arroz preto por meio da regulação das atividades das enzimas lipogênicas hepáticas. ”Instituto de Pesquisa de Alimentos da Coreia, Coreia do Sul.
- “ O papel do arroz preto (Oryza sativa L.) no controle da hipercolesterolemia em ratos. ”Universidade de São Paulo, Brasil.
- “ O arroz vermelho e preto diminui a formação da placa aterosclerótica e aumenta o status antioxidante em coelhos. ”Universidade Sun Yat-sen, China.
- “ O extrato de arroz preto (Oryza sativa L.) atenua a esteatose hepática em camundongos C57BL / 6 J alimentados com uma dieta rica em gordura via oxidação de ácidos graxos. ”Administração de Desenvolvimento Rural, República da Coreia.
- “ Efeitos das antocianinas na aprendizagem e memória de ratas ovariectomizadas. ”Medical University-Sofia, Bulgária.
- “ Ingestão dietética de bagas e flavonóides em relação ao declínio cognitivo. ”Universidade de Harvard, EUA.
- “ O extrato de arroz preto tailandês germinado protege ratos diabéticos experimentais do estresse oxidativo e de outras consequências relacionadas ao diabetes. ”Universidade de Chiang Mai, Tailândia.
- “ Benefícios para a saúde da fibra dietética. ”Universidade de Kentucky, EUA.
- “ Benefícios cardiovasculares da fibra dietética. ”Universidade de Harvard, EUA.
- “ As antocianinas inibem a inflamação das vias aéreas e a hiperresponsividade em um modelo de asma murina. ”Instituto de Pesquisa de Tecnologia Química da Coreia, Coreia.
- “ Antocianinas - mais do que as cores da natureza. ”Cooperative Research Centre for Bioproducts, Australia.
- “ As antocianidinas do arroz negro evitam o dano fotoquímico da retina através do envolvimento da via AP-1 / NF-κB / Caspase-1 em ratos Sprague-Dawley. ”Faculdade de Medicina de Chengdu, China.