Índice:
- O que são cogumelos Ganoderma?
- Quais são os benefícios de saúde dos cogumelos Ganoderma?
- 1. Pode ajudar na prevenção do câncer
- 2. Pode ajudar a combater a depressão
- 3. Pode aumentar a imunidade
- 4. Pode promover a saúde do coração
- 5. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue
- Qual é o perfil nutricional dos cogumelos Ganoderma?
- Quais são os riscos potenciais dos cogumelos Ganoderma?
- Qual é a sua dosagem ideal?
Os cogumelos Ganoderma são usados há muito tempo no Japão, China e outros países asiáticos. Eles são conhecidos por promover imunidade e combater o câncer, aumentando assim a longevidade (1).
Pesquisas recentes revelaram outros benefícios potenciais desse superalimento. Neste post, vamos explorar mais sobre esses cogumelos e seus benefícios.
O que são cogumelos Ganoderma?
Os cogumelos Ganoderma também são chamados de cogumelos reishi. Eles são fungos que crescem nas regiões úmidas e quentes de algumas partes da Ásia. Os cogumelos foram reconhecidos por seus benefícios medicinais há mais de 2.000 anos, os quais foram até mesmo documentados em escrituras antigas (1).
Estes cogumelos são grandes e pretos, com um exterior brilhante e uma textura amadeirada.
Os principais compostos bioativos nos cogumelos são terpenóides, esteróides, fenóis, nucleotídeos e polissacarídeos. Eles também contêm proteínas com todos os aminoácidos essenciais.
Possuem baixo teor de gordura e maior concentração de ácidos graxos poliinsaturados (1).
Esses constituintes dos cogumelos contribuem para a maioria de seus benefícios para a saúde.
Quais são os benefícios de saúde dos cogumelos Ganoderma?
Os cogumelos Ganoderma podem desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. Eles também podem ajudar a tratar a depressão e estimular o sistema imunológico. Alguns estudos também sugerem que eles podem ter um efeito benéfico na saúde do coração.
1. Pode ajudar na prevenção do câncer
Na China antiga, o pó seco do cogumelo ganoderma era usado como agente de quimioterapia contra o câncer. Em estudos recentes, o cogumelo também suprimiu a migração das células cancerosas da mama e da próstata (2).
Outro estudo focou na capacidade do cogumelo de aumentar a resposta do tumor ao tratamento e até mesmo estimular a imunidade do hospedeiro (3). O estudo, no entanto, justificou a necessidade de mais evidências antes de considerar o cogumelo ganoderma como tratamento de primeira linha para o câncer.
Os polissacarídeos nos cogumelos também desempenham papéis importantes no tratamento do câncer. Foi descoberto que eles apresentam efeitos preventivos potenciais contra cânceres de pulmão, fígado, pele, sangue e cólon (4).
2. Pode ajudar a combater a depressão
Shutterstock
Estudos em ratos lançam luz sobre o potencial antidepressivo dos cogumelos ganoderma (5).
O cogumelo apresentou propriedades antidepressivas semelhantes às da fluoxetina, um medicamento usado no tratamento da depressão (6).
Em outro estudo, os extratos de cogumelos ganoderma tiveram um efeito terapêutico em pacientes que lidavam com neurastenia (uma condição médica associada a distúrbios emocionais). Os grupos que receberam o extrato de cogumelo mostraram melhores respostas ao tratamento (7).
3. Pode aumentar a imunidade
Os cogumelos Ganoderma possuem propriedades imunoestimulantes potentes e são frequentemente considerados a escolha primária de tratamento para qualquer doença de imunodeficiência. Em estudos com ratos, eles poderiam aumentar a resposta imunológica nos organismos, que foi reduzida devido ao exercício de carga pesada (8).
Os polissacarídeos nos cogumelos conseguiram isso elevando as concentrações de glóbulos brancos periféricos e aumentando a função dos macrófagos celulares (8).
Alguns tipos de cogumelos ganoderma também modulam as vias de inflamação nas células brancas do sangue (9).
4. Pode promover a saúde do coração
Os cogumelos Ganoderma eram usados na China antiga para fortalecer a função cardíaca (1).
Outro estudo mostra que os cogumelos podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol em indivíduos com diabetes. Os cogumelos também aumentam os níveis de colesterol bom (10).
Mas outro estudo não encontrou nenhuma ligação significativa entre cogumelos ganoderma e cardioproteção (11).
As propriedades cardioprotetoras dos cogumelos ganoderma ainda não foram investigadas. Portanto, consulte seu médico antes de consumi-los para essa finalidade.
5. Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue
Extratos de cogumelos ganoderma têm potencial antidiabético. Em estudos com ratos, esses cogumelos aumentaram os níveis de insulina no plasma e reduziram os níveis de açúcar no plasma (12).
Esses cogumelos também foram encontrados para prevenir a progressão de complicações renais diabéticas (13). Eles foram identificados como potencialmente benéficos no tratamento da diabetes tipo 2. Eles conseguem isso suprimindo certas enzimas envolvidas na gliconeogênese.
Os cogumelos Ganoderma também podem melhorar o status antioxidante de um indivíduo. Dessa forma, eles podem proteger as células do seu corpo dos radicais livres. No entanto, não há pesquisas concretas para estabelecer isso. Os cogumelos podem melhorar o status antioxidante, dada a presença de compostos benéficos.
Os cogumelos Ganoderma estão sendo amplamente estudados apenas desde tempos recentes. Conforme o futuro se desenrola, esperamos descobrir mais tais efeitos benéficos. Tudo isso pode ser atribuído ao perfil nutricional dos cogumelos, que veremos na próxima seção.
Qual é o perfil nutricional dos cogumelos Ganoderma?
Os cogumelos Ganoderma são compostos de vários compostos bioativos, incluindo terpenóides, esteróides, fenóis, nucleotídeos, glicoproteínas e polissacarídeos. Eles são especialmente ricos em lisina e leucina, dois aminoácidos essenciais. Os cogumelos também são significativamente mais elevados em ácidos graxos poliinsaturados.
Além disso, cerca de 28% dos cogumelos é carboidrato, 5% é gordura bruta, 59% é fibra bruta e 8% é proteína bruta (1).
Olhando para o perfil nutricional, podemos sentir que os cogumelos ganoderma são o verdadeiro negócio. Claro, eles estão repletos de nutrientes poderosos. Mas há outro lado da ciência que questiona sua segurança.
Quais são os riscos potenciais dos cogumelos Ganoderma?
Houve um caso de lesão hepática após a ingestão dos cogumelos. Uma mulher que havia tomado uma formulação de cogumelo ganoderma apresentou hepatotoxicidade grave. Ela viu melhorias graduais em seus sintomas assim que interrompeu a ingestão. Nesse caso, a mulher consumia não os cogumelos, mas suas formulações em pó (14).
Outro caso hepatotóxico foi observado em dois pacientes que haviam tomado cogumelo ganoderma em pó (15).
Algumas outras fontes sugerem até mesmo a possibilidade de os cogumelos ganoderma serem potencialmente prejudiciais para mulheres grávidas e lactantes. Esses cogumelos também podem aumentar o risco de distúrbios hemorrágicos e reduzir muito a pressão arterial. No entanto, não há pesquisas concretas para provar isso. Mas é melhor estar do lado mais seguro. Se você tem qualquer condição médica específica ou está grávida / amamentando, verifique com seu médico antes de tomar cogumelos ganoderma.
Qual é a sua dosagem ideal?
A dosagem ideal para cogumelos ganoderma ainda não foi estabelecida. Enquanto o