Índice:
- Índice
- Por que os bebês sugam seus dedos?
- Quando os bebês começam a chupar o polegar?
- 8 melhores maneiras de parar de chupar bebês em bebês
- Como parar de chupar bebês
- 1. Experimente e limite o tempo
- 2. Avisar sobre germes
- 3. Experimente um pouco de mastigação
- 4. Observe quando eles tendem a fazer isso
- 5. Elogio ou recompensa
- 6. Evite usar luvas / protetores de dedo
- 7. Desvie sua atenção
- 8. Seja paciente
- Quais são os efeitos colaterais da sucção do polegar?
- Referências
Chupar o dedo é um hábito bastante comum na maioria das crianças. Esse hábito geralmente começa durante a infância e pode continuar até o ponto em que você terá que pegar as coisas com suas próprias mãos para quebrar o hábito. O que mais? Chupar o polegar vigorosa e freqüentemente também pode aumentar o risco de deformidades orais em seu filho. Continue lendo para descobrir alguns truques que podem ajudar seu filho a parar de chupar o dedo constantemente.
Índice
- Por que os bebês sugam seus dedos?
- Quando os bebês começam a chupar o polegar?
- 8 melhores maneiras de parar de chupar bebês em bebês
- Quais são os efeitos colaterais da sucção do polegar?
Por que os bebês sugam seus dedos?
Os bebês geralmente chupam o polegar, pois têm reflexos naturais de procura e sucção. Esses reflexos fazem com que eles coloquem seus polegares / dedos dentro da boca. Acredita-se que chupar o dedo também faz com que o bebê se sinta seguro e protegido. Alguns bebês desenvolvem esse hábito quando precisam de calmantes, principalmente na hora de dormir (1).
Então, quando os bebês começam a chupar o dedo? Descubra na próxima seção.
Quando os bebês começam a chupar o polegar?
Os bebês podem começar a chupar o dedo já na 29ª semana de gestação. Este hábito se desenvolve à medida que nascem e pode continuar por até 2-3 anos. No entanto, a maioria das crianças para de fazer isso por volta dos 6 meses de idade.
Chupar o dedo não é um grande problema em crianças. Na verdade, não é muito preocupante até que os dentes permanentes de uma criança comecem a aparecer. Assim que os dentes permanentes começarem a aparecer, é melhor para seu filho parar com esse hábito para evitar danos aos dentes ou problemas com o alinhamento da mandíbula (2).
A maioria das crianças tende a parar de chupar o dedo sozinhas. No entanto, se isso for levado longe demais, pode ser hora de você intervir e ajudar seu filho a quebrar esse hábito.
Listadas abaixo estão algumas maneiras eficazes que podem ajudar a impedir que seu filho chupe o dedo.
8 melhores maneiras de parar de chupar bebês em bebês
- Experimente e limite o tempo
- Avisar sobre germes
- Experimente alguma mastigação
- Observe quando eles tendem a fazer isso
- Elogio ou recompensa
- Evite usar luvas / protetores de dedo
- Desvie a atenção
- Seja paciente e espere um pouco mais
Como parar de chupar bebês
1. Experimente e limite o tempo
Comece limitando o hábito de chupar o dedo do seu filho até o quarto ou antes de uma soneca. Tente explicar a eles que chupar o dedo não deve ser feito em público.
2. Avisar sobre germes
Avise seu filho sobre os germes em suas mãos e como chupar o dedo pode fazer com que germes infecciosos se espalhem e desencadeiem doenças. O medo de ingerir germes nocivos pode fazer com que algumas crianças abandonem o hábito de chupar o dedo.
3. Experimente um pouco de mastigação
Mudar para joias mastigáveis, que são basicamente joias para mastigar, pode ajudar seu filho a parar de chupar o dedo. Você pode encontrar muitas opções para isso online.
4. Observe quando eles tendem a fazer isso
As crianças tendem a chupar o dedo durante uma soneca ou enquanto assistem televisão. Observe o momento favorito de chupar o dedo do seu filho. Se estiver assistindo à televisão, desligue-o por alguns minutos. Você também pode colocar um pedaço de mastigar na boca durante a hora de dormir para ajudar seu filho a parar de chupar o dedo.
5. Elogio ou recompensa
Elogie ou recompense seu filho toda vez que ele não colocar o polegar na boca. Dê um adesivo por cada hora que seu filho passa sem chupar o dedo. Isso pode fazer com que eles se esforcem mais para abandonar o hábito.
6. Evite usar luvas / protetores de dedo
Não coloque um par de luvas / cobertores nas mãos de seu filho para fazê-lo abandonar o hábito. Isso só aumentará a ansiedade do seu filho. E quando tiverem idade suficiente, podem simplesmente remover as luvas e chupar o dedo novamente. Em vez disso, ajude-os a sair disso lentamente.
7. Desvie sua atenção
Tente desviar a atenção do seu bebê sempre que o vir chupando o dedo. Dê-lhes uma bola anti-stress se achar que estão a chupar o dedo quando estão nervosos. Se a criança estiver chupando o dedo quando entediada, faça-a desenhar, pintar ou brincar com brinquedos.
8. Seja paciente
Lembre-se de que chupar o dedo é um hábito comum na maioria das crianças. A maioria das crianças desiste de chupar o dedo sozinhas com o tempo. Portanto, seja um pouco paciente e espere que eles parem por conta própria.
Embora a sucção do dedo possa parecer relaxante e calmante para o bebê nos estágios iniciais, ela também vem com sua cota de efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais são geralmente bastante graduais e ocorrem em crianças que chupam o dedo vigorosamente e com muita frequência.
Quais são os efeitos colaterais da sucção do polegar?
Os efeitos colaterais de chupar o dedo são:
- Deformidades da mandíbula quando a criança entra na idade adulta
- Danos ao alinhamento dos dentes
- Os dentes podem ser empurrados, resultando em uma sobremordida ou sobremordida
- Formação de um ceceio devido a problemas com o alinhamento do osso maxilar
- Alteração do céu da boca (palato)
- Deformidades ósseas no dedo (3)
- Propagação de germes infecciosos
Chupar o dedo é uma ocorrência natural, e não há nada de preocupante se você notar que seu filho faz isso um pouco com frequência. No entanto, para se certificar de que esse hábito não acompanhe a criança até os anos pré-escolares e escolares, você pode usar qualquer uma ou uma combinação das dicas acima.
Você conhece outros truques que ajudaram seu filho a parar de chupar o dedo? Compartilhe suas experiências e pensamentos conosco na seção de comentários abaixo.
Referências
- “Chupando o polegar” da Academia Americana de Pediatria.
- “Efeitos da duração dos hábitos orais nas características dentais da dentição decídua.” Journal of the American Dental Association, US National Library of Medicine.
- “CALCINOSE DISTRÓFICA EM CRIANÇA COM HÁBITO DE SUCÇÃO DE POLEGAR: RELATO DE CASO” Semantic Scholar.