Índice:
- Açafrão é bom para o diabetes?
- Como usar cúrcuma para tratamento de diabetes
- 1. Extrato de raiz de cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- 2. Groselha e cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- 3. Canela e cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- 4. Mel e cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- 5. Gengibre e cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- 6. Pimenta preta e cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- 7. Leite e cúrcuma para diabetes
- O que você precisa fazer
- Conclusão
- Referências
Poucas especiarias foram pesquisadas tão extensivamente quanto a cúrcuma. Falando nisso, centenas de estudos foram realizados sobre a curcumina (o componente mais importante da cúrcuma) e seus efeitos sobre o diabetes. E adivinhe, os resultados sobre o uso de cúrcuma para diabetes têm sido extremamente encorajadores. Neste post, falamos sobre tudo o que você possivelmente precisa saber sobre o açafrão e o açafrão para diabetes podem ser úteis. Continue lendo.
Açafrão é bom para o diabetes?
A curcumina no açafrão foi creditada com a maioria de seus efeitos antidiabéticos. Descobriu-se que ele reduz os níveis de glicose no sangue e até combate a inflamação - um efeito grave do diabetes.
Um estudo de 2013 conduzido pela Universidade de Medicina Chinesa de Pequim mostrou como a curcumina pode reduzir os níveis de glicose e ajudar a melhorar outras condições relacionadas ao diabetes (1). Descobriu-se que até mesmo os extratos de açafrão (frequentemente encontrados em farmácias) tornam o diabetes mais controlável. E também preveniram outras complicações relacionadas ao diabetes, como danos aos nervos e catarata.
Mas como usar açafrão para controlar o diabetes?
Como usar cúrcuma para tratamento de diabetes
1. Extrato de raiz de cúrcuma para diabetes
De acordo com um relatório da American Diabetes Association, o extrato de curcumina da cúrcuma previne o desenvolvimento de diabetes tipo 2 (2).
A suplementação com extrato de raiz de açafrão também reduziu a glicose em jejum e a resistência à insulina. A resistência à insulina ocorre quando nosso corpo não responde adequadamente à insulina, levando a níveis elevados de açúcar no sangue. Esta condição, chamada diabetes, pode ser prevenida com extrato de raiz de açafrão. A curcumina no extrato atua reduzindo os níveis de ácidos graxos livres (ou AGL), dos quais grandes quantidades podem interferir na capacidade das células de receber glicose.
O extrato da raiz também melhora o funcionamento das células β, que residem no fígado e são benéficas para o diabetes (3).
O que você precisa fazer
Você pode comprar o extrato de raiz na farmácia mais próxima. Ou você também pode ir para as cápsulas. Verifique com seu médico antes de fazer isso.
2. Groselha e cúrcuma para diabetes
A groselha é frequentemente considerada um remédio tradicional para controlar os níveis elevados de açúcar no sangue. Ele também contém cromo, outro mineral que regula o metabolismo dos carboidratos - e isso torna as células do corpo mais responsivas à insulina.
Outro estudo fala sobre vários estudos que comprovam o fato de que a groselha possui propriedades antidiabéticas. O estudo, conduzido pela Universidade de Rhode Island, afirmou como groselhas podem ser eficazes na redução dos níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos (4).
O mais interessante é que a groselha também melhora os níveis de colesterol em pacientes diabéticos - e, portanto, pode prevenir problemas de colesterol relacionados ao diabetes nos pacientes (5).
O que você precisa fazer
Você precisa de duas colheres de sopa de suco de groselha e uma pitada de açafrão. Misture os dois e coma pela manhã. Isso pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
3. Canela e cúrcuma para diabetes
Shutterstock
A canela é outra especiaria bem conhecida por suas supostas propriedades antidiabéticas. Alguns relatórios apresentam críticas mistas sobre suas propriedades antidiabéticas. No entanto, um estudo descobriu que a canela baixou os níveis de açúcar no sangue em até 24% (6).
Outra pesquisa também sugere que a canela pode reduzir a glicose, aumentando o efeito da insulina. E a canela também pode reduzir o colesterol em pacientes com diabetes. Isso, junto com as propriedades antidiabéticas e antiinflamatórias da curcumina, pode ser um bom tratamento complementar para o diabetes.
Outro relatório fala sobre como uma combinação de açafrão e canela pode reduzir a insulina e os triglicerídeos desencadeados por refeições com alto teor de gordura. E de acordo com um relatório da Harvard Medical School, um fitoquímico da canela, chamado cinamaldeído, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir o diabetes (7).
A pesquisa afirma que tomar regularmente 1 a 6 gramas de canela por quatro meses pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2. No entanto, tome cuidado se tiver problemas de fígado - pois a canela pode fazer mais mal do que bem. Consulte seu médico.
O que você precisa fazer
Você pode simplesmente misturar uma pitada ou duas de canela com as doses regulares de açafrão e adicionar às suas refeições. Ou você pode misturar canela com leite de açafrão e beber todas as manhãs.
4. Mel e cúrcuma para diabetes
Com o mel, existem estudos com resultados mistos. Embora se tenha descoberto que a ingestão de mel reduz os níveis de colesterol em diabéticos, também se descobriu que aumenta os níveis de açúcar no sangue se for tomado a longo prazo (8). A ingestão de mel também pode ter efeitos benéficos sobre o peso corporal e os lipídios do sangue de pacientes com diabetes - mas tome cuidado com o mel.
O mel funciona excepcionalmente bem no tratamento de feridas diabéticas. Estudos afirmam que curativos embebidos em mel natural são uma ótima forma de tratar feridas diabéticas (9).
Algumas observações falam sobre o mel e seus efeitos desejáveis no diabetes tipo 1 e tipo 2. O mel estimulou a secreção de insulina e reduziu os níveis de glicose no sangue (10).
O que você precisa fazer
Você pode adicionar mel aos seus preparativos alimentares junto com açafrão. Adicionar mel ao leite de açafrão e beber pela manhã também pode ajudar. No entanto, aconselhamos você a ter cuidado. Converse com seu médico antes de usar mel para essa finalidade.
5. Gengibre e cúrcuma para diabetes
A administração oral de gengibre em pó melhora o açúcar no sangue em jejum (11). Uma possível maneira de o gengibre funcionar é inibindo a fosforilase hepática, que é uma enzima que quebra as moléculas de armazenamento de glicose. Além disso, lembre-se de não usar gengibre ao tomar anticoagulantes, pois ele pode ter um efeito semelhante.
Outro estudo também descobriu como o gengibre pode prevenir doenças cardíacas frequentemente associadas ao diabetes (12).
O que você precisa fazer
Você pode tomar injeções de gengibre (junto com açafrão) pela manhã. Isso pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
6. Pimenta preta e cúrcuma para diabetes
Shutterstock
Um efeito comum (e bastante sério) do diabetes é o dano aos vasos sanguíneos. A piperina (um fitoquímico da pimenta-do-reino), junto com a curcumina da cúrcuma, previne os danos aos vasos sanguíneos associados ao diabetes.
Estudos também mostraram que o óleo de pimenta-do-reino pode prevenir diabetes tipo 2 e hipertensão relacionada. O óleo também inibe duas enzimas que transformam o amido em glicose. Além disso, os outros antioxidantes benéficos da pimenta-do-reino podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue (13).
No entanto, um estudo afirma que ter curcumina junto com pimenta-do-reino pode anular os efeitos antidiabéticos da primeira (14). Portanto, converse com seu médico antes de usar os dois para complementar o tratamento do diabetes.
O que você precisa fazer
Você pode adicionar uma pitada de pimenta-do-reino a um copo de leite de açafrão e tomá-lo de manhã. Ou adicione uma pitada de pimenta-do-reino com açafrão aos seus preparativos alimentares.
7. Leite e cúrcuma para diabetes
Falando apenas sobre o leite, existem alguns estudos que relacionam a ingestão regular de laticínios a um risco reduzido de diabetes tipo 2 (15). Outro estudo descobriu que consumir leite com alto teor de gordura pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em até um quinto (16).
O diabetes também pode aumentar o risco de fraturas ósseas, que podem ser evitadas com a ingestão adequada de cálcio pelo leite.
Mas tenha em mente que o leite também pode aumentar os níveis de glicose no sangue - portanto, tome-o com moderação.
O que você precisa fazer
Você pode adicionar uma pitada de açafrão a um copo de leite e tomá-lo pela manhã.
Conclusão
Cúrcuma é algo que você encontra facilmente em sua casa. E é algo que pode manter uma das terríveis doenças fora disso. Inclua-o em sua dieta e dê boas-vindas a um estilo de vida saudável.
Além disso, conte-nos como esta postagem o ajudou. Deixe um comentário abaixo.
Referências
- “Curcumina e diabetes…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Extrato de curcumina para…”. American Diabetes Association.
- “Extrato de curcumina…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Uma revisão do…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeito da alma fruit…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- "Canela ajuda a diabetes?" WebMD.
- "As especiarias do dia a dia podem fazer você…?" Harvard Medical School.
- “Efeitos do mel natural…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Manejo do diabético…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Tradicional e moderno…” US National Library of Medicine.
- “Os efeitos do gengibre…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeitos protetores de…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Progresso recente para…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Piperine, a natural…” US National Library of Medicine.
- “Leiteria para adolescentes…”. The American Journal of Clinical Nutrition.
- “Alimentos fontes de gordura…”. The American Journal of Clinical Nutrition.