Índice:
- Índice
- O que é Yohimbe?
- O que Yohimbe faz ao seu corpo? Qual é o modo de ação?
- 1. Cura a disfunção erétil em homens
- Você sabia?
- 2. Restaura a potência e aumenta a testosterona nos homens
- 3. Pode aumentar a libido nas mulheres
- 4. Pode melhorar a resposta à medicação antidepressiva
- Yohimbe é prejudicial? Quais são seus efeitos colaterais?
- Como tomar yohimbe?
- Cuidado!
- Qual é o veredicto?
- Referências
Yohimbe é uma erva da África Central. Tem sido usado na medicina tradicional para curar vários problemas de saúde, incluindo febre, tosse e doenças cardíacas. Yohimbe também é um anestésico, alucinógeno e afrodisíaco. Tornou-se popular como uma cura para a disfunção erétil. Para saber tudo sobre yohimbe, continue lendo.
Índice
- O que é Yohimbe?
- O que Yohimbe faz ao seu corpo? Qual é o modo de ação?
- Yohimbe é prejudicial? Quais são seus efeitos colaterais?
- Como tomar yohimbe?
O que é Yohimbe?
Yohimbe ( Pausinystalia yohimbe ) é uma árvore perene nativa da África Ocidental. A casca da ioimba é usada para fazer extratos, comprimidos e cápsulas. Em partes da África, o chá feito de casca de yohimbe tem sido usado como afrodisíaco (para aumentar o desejo sexual) (1).
A ioimba também é usada como suplemento dietético para desempenho atlético, dor no peito, neuropatia diabética, hipertensão, impotência e perda de peso (1).
O ingrediente principal da casca da ioimba é um composto chamado ioimbina. A ioimbina é um alcalóide indol que tem sido amplamente utilizado para tratar tosse, febre, lepra e doenças cardíacas (2).
O cloridrato de ioimbina, uma forma padronizada de ioimbina, está disponível como medicamento prescrito para a disfunção erétil.
Quer saber como isso acontece e o que exatamente a yohimbe faz? Role para baixo e comece!
Voltar para TOC
O que Yohimbe faz ao seu corpo? Qual é o modo de ação?
1. Cura a disfunção erétil em homens
A ioimbina mostrou um efeito positivo notável no desempenho sexual em estudos com animais. Este constituinte do extrato da casca é um antagonista do receptor alfa2-adrenérgico (presente nos músculos).
Devido a essa atividade, a ioimbina aumenta a atividade sexual ao inibir o envolvimento dos receptores alfa2-adrenérgicos no tecido muscular erétil do corpo cavernoso. Isso provoca um aumento sustentado do tecido corporal do pênis, permitindo melhor fluxo sanguíneo (2).
Tomar 5-10 mg de ioimbina purificada, três vezes ao dia, pode resolver temporariamente a disfunção erétil em homens (2).
Você sabia?
Os extratos de ioimba e a ioimbina são adicionados aos suplementos de musculação. Mas ainda não há evidências concretas de que a ioimba ou a ioimbina o ajudem a construir esse corpo de sonho.
2. Restaura a potência e aumenta a testosterona nos homens
Yohimbe aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis e provoca a ereção. Também aumenta a produção de norepinefrina, um hormônio essencial para a formação de uma ereção. Conseqüentemente, esta erva pode restaurar a potência nos homens - especialmente naqueles que são impotentes por causa da diabetes e doenças cardíacas (3).
De acordo com um estudo realizado com homens com disfunção orgástica, uma dose de 20 mg de yohimbe ajudou 16 de 29 homens a atingir o orgasmo. Em alguns casos, esta erva pode curar completamente a disfunção orgástica (3).
A ioimba pode promover o impulso sexual em homens, aumentar o vigor e a resistência e prolongar as ereções em homens normais (3).
3. Pode aumentar a libido nas mulheres
Não há evidências científicas suficientes para avaliar o efeito dos extratos de yohimbe nas mulheres. Alguns estudos afirmam que a yohimbe pode aumentar a excitação sexual em mulheres na pós-menopausa. No entanto, não houve diferença na excitação em mulheres tratadas com ioimbina e outros precursores (4).
Diz-se que a combinação de L-arginina e ioimbina causa relaxamento do músculo liso vascular (VSM). Isso ocorre porque a ioimbina pode aumentar a produção de óxido nítrico (NO), que é essencial para o relaxamento do VSM em resposta a vários estímulos (5).
Mas os ensaios clínicos que demonstram essa propriedade em primatas e humanos ainda não decolaram.
4. Pode melhorar a resposta à medicação antidepressiva
A pesquisa indica que o antagonismo dos adrenoceptores alfa2 pode melhorar a resposta aos medicamentos antidepressivos. A ioimbina é um antagonista do receptor alfa2-adrenérgico que aumenta a eficácia de drogas antidepressivas como a fluoxetina (6).
A ioimba (ou ioimbina) pode resolver outro problema com medicamentos antidepressivos - hipotensão ortostática. A hipotensão ortostática é uma forma de pressão arterial baixa que ocorre quando você se levanta da posição sentada ou deitada.
Este fenômeno é pronunciado e frequente se você estiver tomando medicação antidepressiva concomitante. A ioimbina vem resgatar aqui. De acordo com um estudo, baixas doses de ioimbina, cerca de 4 mg administradas três vezes ao dia, aumentaram a pressão arterial nesses pacientes (7).
É incrível que esta erva africana tenha todos os benefícios de mudança de vida mencionados acima. Mas também vem com uma série de problemas.
Leia a próxima seção para descobrir quais podem ser os efeitos colaterais.
Voltar para TOC
Yohimbe é prejudicial? Quais são seus efeitos colaterais?
Surpreendentemente, os efeitos colaterais da yohimbe são mais bem estudados e bem pesquisados do que seus benefícios.
Os bem documentados incluem hipertensão, ansiedade, cefaleia aguda, tontura e agitação (8).
Um estudo de 2009 por Myers e Barrueto relata o caso de um homem de 42 anos que teve episódios de priapismo intratável grave (ereção dolorosa) após a ingestão de um extrato de yohimbe sem prescrição (9).
Mulheres grávidas ou amamentando devem consultar um médico antes de tomar yohimbe.
Apesar desses efeitos colaterais, se você deseja tomar yohimbe ou foi aconselhado a fazê-lo, você pode explorar os mercados para uma variedade de suplementos fáceis de usar.
Voltar para TOC
Como tomar yohimbe?
Yohimbe está disponível na forma de:
- Extrato sem álcool - Compre aqui!
- Cápsulas - Compre aqui!
- Pó de casca - Compre aqui!
- Casca selvagem colhida - compre aqui!
- Creme de massagem muscular - Compre aqui!
Você pode experimentar qualquer um desses suplementos com consentimento médico. Mas esteja ciente de que os suplementos geralmente contêm uma alta dose do extrato.
A dosagem de ioimba ou ioimbina (especialmente para resistência e musculação) não foi bem estabelecida.
Alguns dizem que uma dose diária de 15-30 mg é típica para impotência (10). Outros pesquisadores afirmam que uma única dose de 100 mg (diariamente) não apresenta melhora significativa em pacientes com disfunção erétil (11).
É por isso que é melhor consultar um médico quando se trata de decidir a dose adequada para você.
Voltar para TOC
Cuidado!
Qual é o veredicto?
Basta supervisão médica, pesquisa adequada e monitoramento para que você aproveite os benefícios desta erva maravilhosa africana. Yohimbe pode aumentar seu desejo sexual e resolver questões biológicas sensíveis como disfunção erétil e baixa resistência física com efeitos colaterais mínimos.
Referências
- Centro Nacional de “Yohimbe” para Saúde Complementar e Integrativa, National Institutes of Health.
- “Yohimbine” Drug Record, LiverTox, National Institutes of Health.
- “Explorando afrodisíacos à base de ervas cientificamente comprovados” Revisão da Farmacognosia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “O efeito da ioimbina mais glutamato de L-arginina na excitação sexual…” Archives of Sexual Behavior, US National Library of Medicine.
- “Disfunção Sexual Feminina: Opções Terapêuticas…” Agentes Cardiovasculares e Hematológicos em Química Medicinal, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Addition of the α2-Antagonist Yohimbine to Fluoxetine…” Clinical Research, Neuropsychopharmacology, Nature.
- “Efeito da ioimbina na pressão arterial em pacientes com…” Farmacologia Clínica e Terapêutica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Eventos adversos de suplementos alimentares à base de ervas para o peso corporal…” Obesity Journal, Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.
- “Priapismo refratário associado à ingestão de extrato de yohimbe” Journal of Medical Toxicology, US National Library of Medicine.
- “Procurando o Edge - Suplementos Dietéticos” CHAMP, Consórcio da USU para Saúde e Desempenho Militar.
- “Efeitos terapêuticos da ioimbina em altas doses”